O Conselho entrou na história ambiental em 1996 como o primeiro conselho gestor de APA instituído no Brasil

O SESC Itaquera sediou a posse do novo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo (APA do Carmo). A cerimônia, conduzida por Gustavo Feliciano Alexandre, gestor da APA do Carmo, aconteceu no dia 5 de dezembro.

Em sua apresentação, Alexandre fez uma apresentação sucinta da APA, mostrando sua localização em relação à mancha urbana da região metropolitana da São Paulo e as principais áreas que a compõem: Parque Urbano do Carmo, o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, o SESC Itaquera, o antigo Aterro de São Mateus e uma unidade da UNIFESP. Guilhermo Panebianco, funcionário do SESC Itaquera e membro do novo conselho, falou em seguida, apresentando a unidade e as atividades realizadas em conjunto com a gestão da APA.

Na sequência, Lucila Manzatti, diretora das Unidades de Conservação da Região Metropolitana e Interior, falou sobre o papel da Fundação Florestal na gestão das áreas protegidas do estado de SP e aproveitou para apresentar as três novas APAs criadas pela Fundação/SMA: APA da Serra de Itapeti, APA Tanquã e APA Barreiro Rico.

A Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) foi representada por Rodrigo Machado, também membro do novo conselho, que falou sobre a importância dos conselhos gestores e como os conselheiros podem ajudar na gestão de áreas protegidas. Na sequência o José de Medeiros Paes, ex-funcionário da Companhia Brasileira de Projetos e Obras (CBPO), empresa de Oscar Americano, que era proprietário da Fazenda Nossa Senhora do Carmo – área que deu origem a APA do Carmo – discorreu sobre a da luta da população para o fechamento do aterro sanitário e, depois, sobre a elaboração da lei de criação da APA e seu decreto de regulamentação.

Fechando os pronunciamentos, Fernando Rodrigues Déli, do DGD Leste 1, membro do conselho desde a sua primeira formação, falou sobre as conquistas do conselho nesses 22 anos de existência.

Após a entrega dos certificados, Gustavo Feliciano Alexandre falou sobre os planos para o biênio, “temos muitas ações em mente, principalmente de educação ambiental com os professores das escolas no entorno da APA e para criação do Parque Natural Municipal Nascente do Aricanduva e de uma Unidade de Conservação na região do Vale do Guaió, ambas áreas que formam corredores ecológicos com a APA do Carmo”.