Atividade é gratuita e tem vagas limitadas

Resgatar e compartilhar histórias e experiências relacionadas à Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo (APA do Carmo). Esse é um dos principais objetivos da Caminhada Histórica que a Unidade de Conservação promove no dia 6 de abril, das 9h às 14h30.

Em sua terceira edição, a caminhada marca a celebração do aniversário de 30 anos da APA do Carmo, criada no dia 5 de abril de 1989. “Até então era uma caminhada ecológica, mas como esse ano a APA celebra 30 anos, propusemos fazer uma versão histórica”, afirmam os organizadores da atividade Gustavo Alexandre, gestor da UC, e Felipe Zanusso, do Movimento Conservatio – Cultura de áreas protegidas.

O trajeto incluirá paradas em pontos como a área utilizada para acampamento de ativistas, antigo aterro, sede da Fazenda do Oscar Americano, atual Museu de Meio Ambiente do Parque do Carmo, SESC e Planetário. O ponto de encontro será no Largo do SESC Itaquera, às 9h.

A atividade é gratuita, com número limitado de 90 vagas. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link:

O território da APA do Carmo possui uma importância para a história da Conservação da natureza em São Paulo, especialmente devido à mobilização de movimentos sociais contra o funcionamento do antigo aterro sanitário de São Mateus na década de 80, que fez despertar a consciência ambiental e o surgimento das primeiras entidades locais que empreenderam a luta para a criação da APA.

A Caminhada Histórica na APA do Carmo é uma parceria da Fundação Florestal, Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Movimento Conservatio – Cultura de áreas protegidas.

Percurso:

– Lago do SESC Itaquera (conversa inicial);
– Nova sede administrativa do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo – PNMFC;
– Antigo aterro desativado de São Mateus;
– Museu do Meio Ambiente no Casarão do Parque do Carmo;
– Planetário do Carmo, onde os membros da Caminhada participarão de uma sessão especial (Planetas do Universo) e ao final da sessão também teremos uma observação solar com telescópios (encerramento).

Recomendações Importantes:

– Roupas leves
– Calçados fechados e confortáveis
– Chapéu/boné
– Repelente
– Protetor solar
– Água e lanche
– Necessário estar vacinado contra a febre amarela

Caminhada Histórica
Dia 6 de abril, das 9h às 14h30