A APA do Carmo recebeu, no sábado (1/2), plantio coletivo de 150 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma área atingida por incêndio florestal em novembro de 2019. O objetivo é recuperar trechos desse importante bioma, que integra o Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O plantio foi no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC), Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral inserida na APA do Carmo, gerida pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), responsável pela gestão da área. Cerca de cem pessoas participaram da ação.

A iniciativa contou com o apoio de diversas entidades, como Fundação Florestal, Sesc Itaquera, Muda Mooca, Muda Ipiranga, Muda Penha, Muda Leopoldina (movimentos que fazem plantios pela cidade), Oisca Brasil, Associação Cultural e Recreativa Nara Kenjinkai do Brasil e os CADES Regionais Itaquera e São Mateus.

“Desde o último grande incêndio florestal, em novembro de 2019, que queimou cerca de 7 hectares do PNMFC, já fizemos alguns plantios para recuperar a área, mas esse é o primeiro coletivo, com entidades e população do entorno. Pretendemos repetir a ação durante o ano todo”, disse Helen Evelin de Souza, gestora do PNMFC.

Segundo Gustavo Feliciano Alexandre, gestor da APA do Carmo, um novo plantio já está programado para o mês de abril. Desta vez, no Parque do Carmo (parque urbano). “A ideia é criar um bosque com espécies da Mata Atlântica que são melíferas, para atrair abelhas”, afirmou.