No final de setembro de 2017, a zona de amortecimento da Estação Ecológica Bananal viveu sua maior tragédia ambiental. Um incêndio de grandes proporções consumiu, durante dez dias, aproximadamente 1.200 ha de vegetação. Muitos animais nativos morreram e os que conseguiram escapar tiveram seu habitat destruído. O incêndio também afetou muitas nascentes que abastecem propriedades do entorno da EE Bananal e do município.

Naquela ocasião, o combate às chamas contou com uma força tarefa incansável, composta por mais de 100 pessoas. De lá para cá, o Governo do Estado de São Paulo intensificou a Operação Corta-Fogo, realizada sempre nos meses de maio e junho, o período mais crítico da estiagem.

No dia 27 de junho, foi a vez de a EE Bananal realizar o III Treinamento de Combate a Incêndios. Com o apoio financeiro do Projeto Conexão Mata Atlântica, ele foi realizado no Sindicato Rural de Bananal e contou com a participação de 50 pessoas. A equipe gestora da Estação Ecológica Bananal contou com o apoio dos técnicos do Monumento Natural da Pedra do Baú e Parque Estadual do Juquery.

O evento aconteceu das 9 às 16 horas, incluiu palestras e a apresentação de técnicas de combate direto de focos de incêndios. Participaram do treinamento trabalhadores e produtores rurais do município e cidades vizinhas, funcionários da Fundação Florestal, representantes da Prefeitura Municipal de Bananal e Defesa Civil, além de ONGs locais e membros da sociedade civil.

No período da manhã foi apresentado aos participantes detalhes sobre a Operação Corta-Fogo no estado de São Paulo, técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, e oficina de confecção de abafadores. À tarde, os participantes foram divididos em equipes e participaram de uma simulação de combate a incêndio, orientados pelos gestores Thiago Nogueira, Estação Ecológica Bananal, Thiago Rocha Miranda, do Monumento Natural da Pedra do Baú. Nessa última etapa foram apresentados equipamentos e suas formas de utilização, além de técnicas de implantação de aceiros e de rescaldo.

Estação Ecológica de Bananal
Município: Bananal
Rodovia SP-247, km 15 + 10 km pela estrada da Madeirith – Bairro Sertão do Ariró
Distância de São Paulo: 362 km
Fone: (12) 3116-2008
E-mail: ec.bananal@fflorestal.sp.gov.br
Visitação com agendamento prévio
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: grátis

A EE de Bananal ajuda a proteger um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado de São Paulo. Está localizada na Serra da Bocaina, próxima à divisa com o estado do Rio de Janeiro. Conhecida como o paraíso das bromélias, abriga muitas espécies importantes de fauna. Lá se encontra, também, um trecho preservado de 800 metros da histórica trilha do ouro, um caminho de mais de 300 anos, construído por mão de obra escrava e todo calçado por rochas. Essa trilha possui atributos históricos culturais, sendo utilizada em atividades de educação ambiental.

Sugestões de passeio: Trilha da Cachoeira Sete Quedas, Trilha do Ouro e Trilha Mirante.