O Dia Mundial da Água foi comemorado com muitas atividades nos Parques Estaduais Juquery (PEJY), Águas da Billings, PESM – Núcleo Curucutu e APA Marinha Litoral Sul (APAMLS). Confira:

Parque Estadual do Juquery (PEJY)

Na sexta-feira, dia 22/03, a Unidade de Conservação, em conjunto com a SABESP, promoveu a 10ª edição da Megaoperação de Limpeza e Fiscalização da Represa Paulo de Paiva Castro, situada dentro dos limites da UC.

O evento teve como principal objetivo a retirada de resíduos sólidos descartados no manancial de forma irregular, além de garantir a melhoria da qualidade das águas e sensibilizar a população sobre a importância dos serviços ecossistêmicos prestados pelo PEJY para de São Paulo e região metropolitana. Foram retirados um total de 2.300 quilos de resíduos, em sua maioria plásticos e restos de manifestações religiosas.

Participaram da ação as Prefeituras de Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, e outras instituições, tais como:  Escola Superior de Bombeiros, 26° Batalhão da Polícia Militar, Equipes de Canoagem, empresários dos segmentos de turismo e gastronômico que atuam no território, além dos Arautos do Evangelho.

Parque Estadual Águas da Billings

O PE Águas da Billings também comemorou o Dia da Água de maneira especial. No sábado, 23 de março, a UC promoveu atividade que envolveu funcionários, visitantes, integrantes do conselho consultivo da UC. Juntos, plantaram mudas de espécies como jatobá (Hymenaea courbaril), tamboril ou orelha-de-onça (Enterolobium contortisiliquum) e palmeira-juçara (Euterpe edulis), entre outras, todas nativas da Mata Atlântica.

O Parque Estadual Águas da Billings possui grande relevância para a conservação das áreas de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo, bem como para a garantia da capacidade de fornecimento de água para a população.

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curucutu

O Núcleo Curucutu promoveu, de 22 a 24 de março, a sétima edição do evento Unidades de Conservação e a Proteção de suas Nascentes – Curucutu: A Importância de suas Nascentes. A ideia do evento foi promover a importância da Unidade de Conservação, com foco nas nascentes do Núcleo Curucutu, reforçando a conscientização para o uso correto dos recursos hídricos. Entre as atividades, foram promovidas palestras, vídeos e trilha da Bica, com foco no rio Embu-Guaçu, um dos principais formadores da represa Guarapiranga.

APA Marinha Litoral Sul (APAMLS)

A equipe da APAMLS, em conjunto com os Monitores do Núcleo Integrado da Fundação Florestal de Cananeia, realizou nos dias 18, 19 e 20 de março, atividades de Educação Ambiental em três escolas do município de Cananeia. As atividades foram divididas entre turmas de alunos dos terceiros anos primários, onde os monitores realizaram um jogo de tabuleiro chamado “Jogo da Água” “Da nascente ao Oceano”. Trata-se de um jogo didático e lúdico, com grande aceitação dos docentes e das crianças em suas respectivas escolas, além de pequenas palestras e roda de conversa pós-jogo.

PESM – Núcleo Cunha

No dia 25 de março, a 10ª Passeata Ecológica reuniu alunos, professores e comunidade para refletirem sobre a importância da água. A ação começou na Escola Benedito Aguiar Santana em direção ao Parque Municipal do Lavapés, onde aconteceram as atividades: teatro, plantio de mudas e oficina de pintura e ainda atividades radicais.

O evento reuniu 360 crianças das escolas municipais do ensino infantil e ensino fundamental do município. Um dos destaques da programação foi o Coral da Escola Municipal Maria da Conceição Querido, que interpretou a música Planeta Água, de Guilherme Arantes.

O Parque Estadual Caverna do Diabo (PECD)

O PECD também comemorou o Dia Mundial da Água com o com o tema “Saneamento básico um direito de todos”. A atividade aconteceu nos dias 22 e 23 de março. Cerca de 350 alunos de escolas municipais e estaduais dos municípios de Eldorado, Iporanga e Sete Barras participaram do evento. Ele puderam conferir sessão de vídeos da ANA – Agência Nacional das Águas, palestras e dinâmicas com professores e alunos dos cursos de Engenharia da Pesca da UNESP e da Biologia da UNISEPE de Registro, palestra sobre agrofloresta ministrada por Adilson Gonçalves da Cooperafloresta de Barra Do Turvo, SP e visitas guiadas a Caverna do Diabo.

Não menos importante, foi a ação do Departamento de Saúde de Eldorado, que tratou da conscientização sobre a transmissão de doenças e seus vetores como Febre Amarela, Dengue e outros. O gestor do PECD, Ives S. Arnone, avalia que “o evento atingiu seu objetivo principal que foi levar mais informação para o público, sobretudo para a comunidade e alunos do entorno, buscando divulgar a importância da Unidade de Conservação na preservação ambiental, com foco o foco da temática água”.

O evento teve parceria do, Comitê de Bacias, ElaDesign, SABESP, Associação de Quilombos do Bairro André Lopes, Monitores da AMAMEL e Restaurante Kaverna.