Ao final da cerimônia foram apresentadas algumas ações da Unidade de Conservação para este ano

Tomou posse no dia 8 de fevereiro o novo Conselho Consultivo do Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar (PESM). O mandato dos conselheiros é de dois anos, renovável por mais dois, sendo uma atividade não remunerada e considerada de relevante interesse público. A atual composição foi formalizada por meio da Resolução SMA nº 88/2017.

A cerimônia de posse teve início com uma apresentação sobre o Núcleo Cunha e os trabalhos desenvolvidos pela gestão da UC. Na sequência, Luane Reni Mattos, gestora da unidade, e Aparecida Pereira Descio, gerente do Vale do Paraíba e Mantiqueira, representando a Fundação Florestal, conduziram a cerimônia de entrega dos diplomas aos novos conselheiros.

O Conselho Consultivo é um fórum que apoia a tomada de decisões e interage com o órgão gestor para o planejamento e a execução das ações previstas e necessárias para que a Unidade de Conservação alcance seus objetivos. É composto por 12 cadeiras, divididas de forma paritária, sendo seis para órgãos governamentais e seis para a sociedade civil. As reuniões do Conselho são públicas e mesmo quem não é conselheiro tem direito a voz.

No final da reunião foram apresentadas algumas ações para o ano de 2019. Dentre elas, destacam-se: a criação de uma Câmara Técnica para discutir a preservação do Pinheiro- Brasileiro (Araucaria angustifolia); e o lançamento de mais uma edição do Curso de Capacitação para Professores das Redes Pública e Estadual.

Luane Reni Mattos também falou sobre os preparativos da 11ª edição da Exposição do Pinheiro-Brasileiro, que ocorrerá no dia 27 de abril, evento realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cunha e comunidade do entorno do Núcleo Cunha. Luane lembrou que “o evento é realizado anualmente na sede da UC e tem por objetivo celebrar a presença marcante da araucária na economia e na paisagem da Estância Climática de Cunha, e que proporciona integração entre os moradores do entorno, estudantes da rede municipal de Cunha e visitantes espontâneos”.

Composição do Conselho

Titular: Acácio Alves de Oliveira
Suplente: Alexandre Cursino Borges Júnior

Sociedade Civil