MONITORAMENTO LANÇO DAS SEMENTES

O monitoramento do processo de germinação e crescimento da palmeira é necessário para se compreender o resultado do empenho realizado. Ele é realizado por meio do protocolo de monitoramento de projetos de restauração ecológica da Portaria CBRN 01/2015, onde parcelas de 100 m² são distribuídas nas áreas semeadas e dentro delas são contabilizados sementes e plântulas, os novos indivíduos de juçara lá presentes.. Com isso é possível atestar quantas sementes lançadas estão germinando. O resultado atual é que as sementes estão apresentando alta taxa de germinação garantindo que estes novos indivíduos repovoem os locais em que foram lançados.

MONITORAMENTO DEMOGRAFIA JUÇARA

Foto de alunos da FATEC Capão Bonito, sob coordenação do professor Winter Eric de Oliveira realizando demografia da área, por meio de medição de diversos estágios da palmeira-juçara

Além de monitorar os primeiros estágios de vida das sementes lançadas, outras 2 Unidades de Conservação realizaram diagnóstico demográfico das populações de juçara. A demografia, além de coletar dados e analisar a população de juçara já existente na área de lanço, monitora o desenvolvimento de todos os estágios de vida da população da palmeira. É como um registro fotográfico da população nesse momento atual. Por ser uma palmeira chave na mata atlântica, a demografia é muito importante, para averiguar se a área futuramemte vai atingir um grau adequado de palmeiras por hectare e assim, garantir qualidade ecologica a floresta.

Nos próximos anos, a Fundação Florestal, em parceria com a FATEC Capão Bonito e a ESALQ/USP continuará monitorando as áreas que receberam o lanço de sementes bem como as que vierem a receber sementes.