A sua conta de energia apresenta uma série de informações dispostas em vários pontos da fatura. Cada concessionária tem o seu modelo. Para entender melhor selecionamos os principais pontos apresentados abaixo:
- Número de instalação: guarde bem esse número! Ele é fundamental para você solicitar serviços e tirar dúvidas com a empresa distribuidora da sua região.
- Mês de referência: mês a que se refere o consumo de energia descrito em sua conta.
- Data de emissão: dia em que foi feita a leitura do seu consumo de energia.
- Vencimento: data limite para realizar o pagamento dentro do prazo.
- Seus dados: nesse campo consta o seu nome ou o de sua empresa e o endereço do imóvel.
- Informações fiscais: dados reservados ao Fisco.
- Informações técnicas sobre a instalação: traz informações de sua unidade consumidora e as variações de tensão máxima e mínima permitidas.
- Acompanhe a leitura do seu consumo: datas em que foram feitas as leituras do seu medidor, no mês atual e no anterior. A data prevista para a próxima leitura permite que você se programe para permitir o acesso do leiturista ao medidor.
- Composição do fornecimento: detalhamento dos valores que compõem a tarifa de energia elétrica, como encargos, tributos e custos de distribuição e transmissão de energia.
- O valor da sua conta explicado em detalhes: as parcelas que formam o valor total a pagar são mostradas em detalhes nesse campo. O valor da energia, multiplicado pelo consumo (medido em kWh); os tributos que, por lei, são cobrados na fatura; os juros e multas por atraso de pagamento; e a taxa que a distribuidora repassa para os municípios para custear a iluminação pública.
- Histórico de consumo: facilita o controle de consumo e permite a comparação entre os meses.
- Valor da fatura: está em destaque, separado de outros valores, para facilitar a leitura.
- Débito automático: número para cadastro de sua conta em débito automático.
- Importante: informações sobre seu consumo de energia.
- Notificação de contas vencidas: se existir uma conta em atraso, esse campo virá com um lembrete.
- A qualidade da sua energia: índices que informam a qualidade da energia fornecida para o seu imóvel. Você tem o direito de ser compensado, caso o limite máximo permitido desses parâmetros seja ultrapassado pela concessionária.
- Telefone para avisar sobre problemas na iluminação pública: nesse campo, o cliente fica sabendo quem é responsável pela manutenção da iluminação pública na sua região. Ligue em casos de lâmpadas acesas durante o dia, apagadas à noite ou quebradas.
- Loja ou Rede Conveniada de Atendimento mais próxima: endereço de atendimento mais próximo ao seu imóvel.
- Código de barras: esse código é essencial para o pagamento da fatura no banco. Essa parte da conta será destacada no caixa e mantida na instituição bancária para controle contábil.
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