A Fundação Florestal (FF) retomou a visitação em mais duas Unidades de Conservação (UCs). Nesta etapa, foram contemplados o Núcleo Cabuçu, no Parque Estadual da Cantareira; e o Monumento Natural Estadual Pedra Grande – MoNa Pedra Grande, em Atibaia. Desde a última segunda-feira (24) as áreas estão abertas ao público nos dias da semana, das 10h às 16h. Para evitar aglomerações, estas UCs permanecem fechadas nos fins de semana e feriados.

As visitas no Núcleo Cabuçu deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal. Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade. O MoNa Pedra Grande não exige reservas antecipadas.

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos ambientes serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social mínimo de 1,5 metro. Há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos, assim como avisos impressos com os cuidados para evitar a disseminação do Covid-19 (Novo Coronavírus).

A Fundação Florestal vai monitorar as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.

Os protocolos estão disponíveis neste link.

Núcleo Cabuçu – Parque Estadual da Cantareira
Inaugurado em 2008, tem como principais atrativos a Barragem do Cabuçu e a Represa homônima que atuaram no antigo sistema de abastecimento.
Ainda conta com o Recanto do Bugio, onde há um espaço de águas cristalinas de uma das nascentes da região, além de trilhas em meio à natureza. Considerada um marco histórico, a
construção da barragem utilizou pioneiramente o concreto armado.
As obras foram realizadas entre os anos de 1904 e 1907, formando, assim, a represa do Cabuçu. A estrutura tem sido objeto de estudo de tombamento pelo patrimônio histórico.

MoNa Pedra Grande
Criado em 2010, é o primeiro Monumento Natural do Estado de São Paulo. Junto à outras Unidades de Conservação, faz parte do “Contínuo Cantareira”.
Seu principal atrativo é a Pedra Grande, que constitui um afloramento granítico de aproximadamente 500 milhões de anos. Abriga ampla cobertura vegetal composta por espécies florestais e campestres, algumas raras ou endêmicas. É um ponto turístico regional e recebe de 60 a 80 mil visitantes por ano. No local é possível contemplar a paisagem cênica das regiões do entorno da Serra, além da vegetação característica de Floresta Alto Montana, com formações de “ilhas de solo”. O atrativo é muito procurado por praticantes de esportes de aventuras como voo livre, rapel e cicloturismo.

Próximas reaberturas

A partir de 31/8
Parque Estadual Ilhabela
Nesta segunda-feira (31), será reaberto ao público Parque Estadual Ilhabela, todos os dias, das 7h às 16h, cujas visitações deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal. A travessia com jeep para a Praia de Castelhanos devem ser reservadas com operadores cadastrados.

O Parque de Ilhabela é um Parque-Arquipélago, constituído por 12 ilhas, três ilhotes, três lajes e um parcel. É responsável pela conservação de importante fragmento de Mata Atlântica e ecossistemas associados, em sua forma insular, abrangendo uma diversidade de ambientes e variadas formações vegetacionais de Floresta Ombrófila Densa. Possui altitude de 1.375 metros, um dos maiores picos em ilha no Brasil. Contempla fisionomias florestais de terras baixas, restinga, além dos ecossistemas de praia, dunas e costões rochosos. A fauna do parque é típica da Mata Atlântica e é caracterizada por espécies ameaçadas de extinção, muitas delas endêmicas. A conservação de sítios históricos e arqueológicos em seu interior permite a reconstrução da história de ocupação desde o período pré-colonial.

A partir de 5/9
Núcleo Curucutu
A partir do dia 5 de setembro, o Núcleo Curucutu, localizado no Parque Estadual Serra do Mar, retomará as atividades de quarta a domingo, das 10h às 16h. As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal.

O Núcleo Curucutu abrange parte dos municípios de São Paulo, Itanhaém, Mongaguá e Juquitiba e tem sua origem na antiga Fazenda Curucutu, produtora de carvão, adquirida pelo Estado em 1958 e transformada em Reserva Florestal. Desde aquela época, seu objetivo já era a preservação das nascentes e mananciais da região metropolitana de São Paulo por meio dos rios Capivari, Monos e Embu Guaçu, que alimentam o reservatório Guarapiranga e o Sistema Mambu/Rio Branco, em Itanhaém, contribuindo para o abastecimento da população do entorno. Abriga ecossistemas do bioma Mata Atlântica, em especial, os campos nebulares. A origem do nome ‘curucutu’ está associada a grande diversidade de corujas na região.

Para mais informações sobre as Unidades de Conservação acesse o Guia de Áreas Protegidas da Fundação Florestal.

Unidades de Conservação reabertas:

Parque Estadual do Jaraguá
Reaberto desde 13/7
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horários:
Bikers: 8h – 10h
Pedestres: 10h – 16h
Subida com veículos: 14h – 16h
Mediante agendamento com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal.

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
Reaberto desde 13/7
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horário: 10h às 16h (subida para a Pedra Grande até às 14h)
Mediante agendamento com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal.

Parque Estadual Campos do Jordão
Reaberto desde 13/8
Funcionamento: todos os dias
Horário: 10h às 16h
Não é necessário agendamento prévio

Parque Estadual Marinho da Laje de Santos
Reaberto desde 14/8
Funcionamento: todos os dias
Horário: 10h às 16h
Mediante agendamento prévio com as operadoras de mergulho cadastradas. Para mais informações acesse o site do Parque Estadual Marinho Laje de Santos.

Caminhos do Mar
Reaberto em dias úteis desde 27/7
Reaberto aos fins de semana desde 15/8
Funcionamento: terça a domingo
Horário: 7h às 16h
Mediante agendamento com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal.