O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), inaugurou neste sábado (07) a Base Itaguassu no Parque Estadual Ilhabela, uma das ações previstas no Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a Fundação Florestal, que tem como objetivo criar ações conjuntas para promover melhorias no complexo ambiental.

O evento contou com a presença do secretário Marcos Penido, do prefeito Antônio Luiz Colucci, do diretor da Fundação Florestal, Rodrigo Levckovitz e outras autoridades estaduais e municipais. “Esta nova base dará condições de receber e fomentar pesquisas científicas e outras ações importantes para alcançar bons resultados de gestão da Unidade de Conservação” afirma o secretário Marcos Penido.

Foram investidos R$ 2 milhões na construção da Base Itaguassu. A estrutura possui sala de escritório, dormitórios, internet, banheiro e está pronta para o acolhimento de pesquisadores, voluntários da FF e equipes de proteção, fiscalização, manutenção e resgate de fauna. “Agradeço a todos que contribuem e empenham seus esforços na gestão do Parque Estadual de Ilhabela. Esta base é mais um ponto de apoio às pessoas que se dedicam e trabalham para a preservação ambiental da Ilha”, disse Rodrigo Levkovicz, diretor da FF.

Atualmente a FF administra 119 Unidades de Conservação, que correspondem a cerca de 20% do território paulista.

Parque Estadual de Ilhabela
O Parque Estadual de Ilhabela ocupa 85% do município de Ilhabela e protege 27.025 hectares de mata atlântica e uma rica diversidade de fauna. Um dos destaques dos serviços ambientais prestados pelo parque à sociedade é a proteção dos recursos hídricos. Toda a água que abastece a cidade de Ilhabela, com aproximadamente 40 mil habitantes, se origina dos corpos da água protegidos pela floresta abrangida pela unidade de conservação.