O Convênio prevê, entre outros, o desenvolvimento de planos, programas, projetos e atividades voltados à temática ambiental
O diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, participou no sábado, 6/4, da 2ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), realizada no Casa Grande Hotel, na Estância Balneária de Guarujá.
Durante o evento, Rodrigo Levkovicz e Durval Adélio de Morais, prefeito de Eldorado, assinaram um Convênio entre a Fundação Florestal e o Município com o objetivo de conjugar esforços com vistas à execução de atividades voltadas à gestão do Núcleo de Visitação da Caverna do Diabo, administrado pela Fundação Florestal.
O Convênio prevê o desenvolvimento de planos, programas, projetos e atividades voltados à temática ambiental, realização de atividades educativas e recreativas no ambiente, assim como do fomento à prática do turismo sustentável.
A execução das atividades previstas será feita em conjunto pelas duas instituições, devendo ser instituído um Grupo Gestor composto por representantes de ambas. A esse Grupo Gestor caberá colaborar na atualização do Programa de Uso Público do Parque Estadual Caverna do Diabo e acompanhar a sua execução.
Metas
As metas entre os partícipes incluem, principalmente, a soma de esforços em aprimorar o transporte público até o parque para que a população possa ter maior convivência com a Unidade de Conservação. Incluem, também, o fomento à visitação; a apresentação das comunidades locais e seus produtos artesanais dentro do núcleo para os visitantes; a elaboração de roteiros turísticos integrando o parque com os atrativos e estrutura que a cidade proporciona, além de melhorias na comunicação e realizar oficinas de capacitação.
O Convênio prevê também a promoção de eventos, debates, e o convite a terceiros interessados, sendo eles pessoas físicas ou jurídicas, para contribuir com os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Convênio.
O diretor executivo Rodrigo Levkovicz reforça que “as Unidades de Conservação estão abertas para o turismo sustentável. A integração do turismo com as áreas protegidas é de suma importância. Por isso, estamos chamando outros municípios estâncias para parcerias com a Fundação Florestal”.
O gestor do PECD, Ives Simões Arnone, avalia que “a parceria com o prefeitura trará benefícios mútuos, com vistas ao desenvolvimento do turismo de base comunitária, maior integração do parque com os munícipes de Eldorado e o fomento as atividades de Educação Ambiental junto a rede pública de ensino local”.
Com esta assinatura, serão cinco estâncias que já firmaram parceria em prol do trabalho em conjunto no fomento do turismo. As outras estâncias são Águas da Prata, Ilhabela, Santa Rita e São Sebastião.
Parque Estadual Caverna do Diabo
O Parque Estadual da Caverna do Diabo- PECD era parte do antigo Parque Estadual do Jacupiranga, criado em 1969 e recategorizado em 2008, o que resultou na criação dos parques do Rio Turvo e do Lagamar de Cananeia, além de outras 11 unidades de Conservação de Uso de Sustentável, formando o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga- MOJAC. O PECD possui mais de 40 mil hectares distribuídos entre os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga.
Com o objetivo de proteger um dos biomas mais ameaçados do mundo – a Mata Atlântica –, o Parque tem como principal atrativo a Caverna do Diabo, única caverna do estado que possui iluminação elétrica e infraestrutura preparada para receber o turismo em maior escala, com passarelas, escadarias e corrimões, É uma das maiores cavernas do estado de São Paulo com mais de 6.000 m de desenvolvimento. Sua iluminação foi concebida em 1977, recebendo hoje um público de cerca de 40 mil visitantes por ano.
O Parque conta ainda com trilhas e cachoeiras, que oferecem bons momentos de lazer, aventura e descanso. Destaque ainda para a fauna e a flora – das mais ricas e variadas – registrando animais como jacutingas, onças e macacos, além de árvores nativas como araçás, guapuruvus e palmitos-juçaras.
O gestor do PECD, Ives S. Arnone, avalia que a parceria com o prefeitura trará benefícios mútuos, com vistas ao desenvolvimento do turismo de base comunitária, maior integração do parque com os munícipes de Eldorado e o fomento as atividades de Educação Ambiental junto a rede pública de ensino local.
Parque Estadual Caverna do Diabo
Município: Eldorado
Estrada da Caverna, SP165, Km 111+5km – Rodovia Benedito Paschoal de França – Bairro André Lopes
Distância de São Paulo: 243 km
Fone: (13) 3971-1242
E-mail: pe.cavernadiabo@fflorestal.sp.gov.br
Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 15,00
Monitoria local disponível no Parque: R$ 15,00