A Fundação Florestal, instituição vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), contratou serviço para a remoção da espécie exótica Sonneratia apetala na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar e do Parque Estadual Xixová Japuí. As atividades estão programadas para ocorrer de agosto a novembro.

A Sonneratia apetala, originária dos manguezais da região indo-malaia, possui alta adaptabilidade e pode atingir alturas de 15 a 20 metros e diâmetros de 20 a 30 centímetros, conferindo-lhe possíveis vantagens competitivas sobre as espécies nativas e ameaçando a integridade dos manguezais do Brasil.

A Fundação Florestal, em parceria com o Ibama e pesquisadores, realizou vistorias em campo e constatou a gravidade da situação. Foram, então, adotadas medidas de DPRR – Detecção Precoce e Resposta Rápida. O manejo da espécie será feito por meio da supressão dos indivíduos identificados, de acordo com o protocolo desenvolvido pela equipe do Programa de Gestão Integrada de Manguezais da Fundação Florestal e pesquisadores da Unesp.

O primeiro registro da espécie exótica no Brasil (imagem acima) ocorreu em fevereiro deste ano, quando foram detectados 86 indivíduos. Esse número chega hoje a aproximadamente 250. Sua proliferação pode alterar a estrutura do ecossistema, prejudicando a biodiversidade nativa e comprometendo os serviços ecossistêmicos. A rápida resposta e a implementação de estratégias eficazes são cruciais para preservar a biodiversidade dos manguezais brasileiros e impedir a propagação da Sonneratia apetala.

O Programa de Gestão Integrada de Manguezais foi instituído no dia 26 de julho, considerado o Dia Internacional dos Manguezais. O programa tem por objetivo a conservação, recuperação, valorização e ampliação do conhecimento sobre os manguezais das unidades de conservação costeiro-marinhas sob gestão da Fundação Florestal, realizando ações de monitoramento, manejo de espécies exóticas e invasoras e educação ambiental, dentre outras. Para saber mais, clique aqui.

Os manguezais são ambientes estuarinos reconhecidos pela ampla capacidade de fornecer serviços ecossistêmicos essenciais para a manutenção da vida marinha e terrestre, além de sua importância para as comunidades caiçaras, também são aliados no enfrentamento das mudanças climáticas, principalmente pela sua alta capacidade de sequestro e estoque de carbono.

A Portaria Normativa FF 445-2024 – Manguezais, que instituiu o Programa de Gestão Integrada de Manguezais, foi assinada em 26 de julho, no encontro em comemoração ao Dia Internacional dos Manguezais, no Parque Estadual do Itinguçu.