A Fundação Florestal deu um passo importante para fortalecer a gestão dos manguezais paulistas com a realização do primeiro encontro de capacitação em monitoramento desses ecossistemas.

O evento, realizado no Parque Estadual Itinguçu entre os dias 29 de abril e 2 de maio e reuniu 54 participantes, entre técnicos, gestores e pesquisadores da FF. Dentre os objetivos, aprofundar conhecimentos sobre o ecossistema Manguezal, bem como capacitar e “testar” os capítulos de Vegetação e Carbono e o de Avifauna do Protocolo de Monitoramento de Manguezais.

Capacitação abrangente para um monitoramento completo:

Por meio de aulas teóricas e práticas, os participantes aprenderam a reconhecer as principais características dos manguezais, como a composição florística e faunística, a estrutura física e os processos ecológicos que os compõem.

Além dos conteúdos abordados, destaca-se como resultado do encontro a integração entre os gestores e monitores de unidades com manguezais de todo o litoral paulista, premissa fundamental do Programa de Gestão Integrada de Manguezais.

O encontro contou com apresentações teóricas, sob a mediação de Laís Jimenez, coordenadora do programa:

  • Professora Marília Cunha Lignon (Unesp-Registro), com ampla abordagem, discorreu sobre os principais conceitos relacionados aos manguezais, serviços ecossistêmicos e espécies de fauna e flora,
  • Professor Luís Américo Conti (EACH/USP), que apresentou as ferramentas disponíveis para o estudo de manguezais, com destaque para o uso de drones;
  • Professor Hermano Melo Queiroz (FFLCH/USP), com aulas sobre por que e como avaliar estoques de Carbono e “desenvolvimento vegetativo como etapas fundamentais do monitoramento de manguezais; Ornitólogo
  • Patrick Pina, que trouxe a importância de monitorar aves nos manguezais além de caminhos para a identificação das principais espécies.

Para saber mais sobre o Programa Manguezais da Fundação Florestal, acesse:

https://fflorestal.sp.gov.br/programa-manguezais/