A Fundação Florestal marcou presença na Conferência da Década dos Oceanos, realizada em Barcelona entre o dia 9 e 12 de abril. O evento, organizado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, reuniu líderes mundiais, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir ações concretas em prol da saúde dos oceanos.
Durante a conferência, a Fundação teve a oportunidade de apresentar dois projetos: o Programa Gestão Integrada de Manguezais e o Projeto Conservação em Prosa.
A Fundação Florestal e a Verra (certificação de créditos de carbono) se uniram para promover um evento satélite na Conferência da Década dos Oceanos. O encontro, reuniu mais de 50 participantes de diversas instituições para discutir a importância dos ambientes como reservatórios de carbono azul e como habitats essenciais para comunidades locais.
Programa Gestão Integrada de Manguezais
A Fundação Florestal apresentou o Programa Gestão Integrada de Manguezais, com foco na preservação desses ecossistemas, no desenvolvimento de projetos de Carbono Azul e na promoção da educação ambiental.
O Programa Gestão Integrada de Manguezais apresentou dados dos Relatórios 1 e 2, (disponíveis no site da FF https://fflorestal.sp.gov.br/programa-manguezais/) como base para o desenvolvimento de projetos do Carbono Azul. A FF também mencionou os desafios enfrentados pelos manguezais de São Paulo, como erosão costeira e pressão urbana, ressaltando a necessidade de colaboração entre instituições e comunidades para a sua proteção.
O evento destacou o avanço do monitoramento de manguezais no âmbito do programa e do MonitoraBio SP, que inclui monitoramento de caranguejos, vegetação, avifauna, carbono e espécies exóticas como parte de um protocolo mínimo para a preservação.
Para mais informações, acesse: https://fflorestal.sp.gov.br/programa-manguezais/
Projeto Conservação em Prosa
Trata-se de um projeto de Educação Ambiental liderado por uma equipe composta majoritariamente por mulheres. O projeto encara o desafio de tornar a pesquisa científica acessível a um público mais amplo.
Por meio de um podcast, são divulgadas descobertas científicas recentes realizadas em unidades de conservação marinhas do litoral paulista apresentando um conteúdo envolvente e acessível. O objetivo é levar o oceano diretamente para dentro das salas de aula, despertando a curiosidade dos alunos e promovendo uma conexão mais tangível com o ambiente marinho.
Essa iniciativa inovadora, proposta pela Fundação Florestal por internédio do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) e pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos (Cátedra Oceanos) da Universidade de São Paulo, promete capacitar a próxima geração para se tornar defensora da conservação dos oceanos.
Ouça no Spotify o podcast Conservação em Prosa: https://open.spotify.com/episode/4dpcilxuVXU0GQ6gHRCGlC?si=fe888f76180d4855