O Parque Estadual do Aguapeí recebeu no domingo (8) – Dia Internacional da Mulher – funcionárias e prestadoras de serviço da empresa Pedra Agroindustrial S/A, parceira da Unidade de Conservação.

Elas foram convidadas para percorrer trilhas na companhia de um monitor ambiental, participar de recreação e interpretação da natureza, além de passar momentos contemplando a natureza, atividades que integraram o Projeto Mulher & Caminhada Saudável Ipê.

O dia começou com uma sessão de alongamento, seguida de uma palestra da gestora Natália Poiani Henriques sobre a Unidade de Conservação. Em seguida as visitantes foram divididas em dois grupos para realizar a caminhada na Trilha do Capitão-do-campo e até o rio Aguapeí.

Com o objetivo de desenvolver a conscientização ambiental em crianças e jovens da região, a Pedra Agroindustrial implementou um projeto, em parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo e a Viralcool, para a realização de um programa de visitas ao Parque, onde a Usina Ipê fornece o transporte, equipamentos de segurança e lanches para crianças e jovens em idade escolar participantes do programa, além de material explicativo e orientações ambientais.

Sobre o Parque

O Parque Estadual do Aguapeí foi criado em 1998, como forma de compensação pelos impactos ambientais decorrentes da construção e funcionamento da Usina Hidrelétrica Porto Primavera.

Localizado no noroeste do Estado de São Paulo, a Unidade de Conservação possui 9.043,970 hectares, o que equivale a aproximadamente 9 mil campos de futebol. Abrange os municípios de Castilho, São João do Pau d’Alho, Nova Independência, Monte Castelo, Guaraçaí e Junqueirópolis. Sua sede administrativa, localizada em Nova Independência.

A floresta estacional semidecidual, em diversos estágios de regeneração, e vegetação arbórea/arbustiva/herbácea de várzea. Foram registradas 154 espécies da flora e 396 espécies de animais vertebrados. A espécie-símbolo do parque é o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), espécie que vive em pântanos de alta vegetação, considerado criticamente ameaçado de extinção no estado de São Paulo. Nas várzeas do Parque, essa espécie encontra alimento, abrigo e condições para sua reprodução.

Serviço
Município: Nova Independência
Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo, km 161 – Bairro Zona Rural
Fone: (18) 3841-3419
E-mail: pe.aguapei@fflorestal.sp.gov.br
Agendamento prévio: Sim
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 16h
Ingresso: gratuito