O Parque Estadual Aguapeí foi o escolhido para a soltura de Iara, uma onça-parda (Puma concolor) na terça-feira, 10 de setembro. Fêmea de aproximadamente três anos de idade, o felino esteve em processo de reabilitação por um período de dois anos.

Ainda filhote, Iara foi encontrada bastante debilitada, sem a mãe, e encaminhada para os cuidados do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Associação Mata Ciliar, no município de Jundiaí-SP. Decorrido todo o processo ela foi considerada apta a retornar ao seu habitat, o Parque Estadual do Aguapeí.

Acompanharam a soltura Natália Poiani, gestora da UC; Jeferson Bolzan, gestor do PE Rio do Peixe; Cristina Harumi e a veterinária Jéssica Paulino, da Associação Mata Ciliar; e policiais da PM Ambiental. O Programa Terra da Gente da EPTV registrou toda a operação.

A gestora Natália Poiani comenta que “o PE do Aguapeí foi o local ideal para adaptação do animal. Nossa Unidade de Conservação protege 9.043 hectares e aqui há oferta de alimentos, abrigo e possibilidade de reprodução para Iara”.

Parque Estadual do Aguapeí

A Unidade de Conservação foi criada em 1998 como forma de compensação pelos impactos ambientais decorrentes da construção e funcionamento da Usina Hidrelétrica Porto Primavera. Localizado no noroeste do estado de São Paulo, com 9.043,97 hectares, abrange os municípios de Castilho, São João do Pau d’Alho, Nova Independência, Monte Castelo, Guaraçaí e Junqueirópolis. Sua sede administrativa fica no município de Nova Independência.

Foram registradas na UC 154 espécies da flora e 396 espécies de animais vertebrados. A espécie-símbolo do parque é o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), espécie que vive em pântanos de alta vegetação, considerado criticamente ameaçado de extinção no estado de São Paulo. Nas várzeas do Parque, essa espécie encontra alimento, abrigo e condições para sua reprodução.

Endereço: Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo, km 161
Fone: 3841-3419
E-mail: pe.aguapei@fflorestal.sp.gov.br
Visitação com agendamento prévio
Horário: das 9h às 16h, de segunda a sexta