A Área de Proteção Ambiental (APA) Ibitinga completou 33 anos de sua criação no dia 20 de janeiro. Por conta do mês de férias, a direção da Unidade de Conservação mudou a comemoração do aniversário para o início de março.

Uma programação especial foi elaborada com atividades educativas para promover a sensibilização e a conscientização ambiental dos visitantes, além de informar a população sobre os atributos ambientais da UC e a importância de sua preservação.

Parceiros

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga/ Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, AES Tietê, Associação Nossa Senhora dos Navegantes, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, Usina Santa Fé, Associação Veracidade, Vetiver Consultoria e Serviço Autônomo Municipal de Saúde.

Confira a programação

Curso PROSEAR – Conectando a Educação Ambiental na Bacia do Tietê-Jacaré
Dia 7/3, das 9h às 18h
Local: Rancho Paraíso/Náutico Isabela

Palestra: Ciclo Hidrológico e Visita à Nascente Modelo
Dia 10/3, das 9h às 13h
Local: Projeto Crescer/Centro de Educação Ambiental  (Av. do Parque, 317 – Parque Industrial)

Palestra: Saneamento Rural
Dia 11 de março, das 14h às 16h30
Local: Rancho Paraíso/Náutico Isabela

Oficina de Mini Terrário
Dia 12/3, das 9h30 às 13h
Local: Av. do Parque, 317 – Parque Industrial

Pedágio Ambiental
Dia 14, das 9h30 às 13h
Local: Praça Rui Barbosa
Atividade de conscientização da população sobre a importância da APA Ibitinga, com informações sobre a Operação Corta-Fogo e o fomento à educação em saúde ambiental sobre o Aedes aegypti (prevenção e combate), além da doação de mudas. A atividade também contará com a participação do Instituto Pró-Carnívoros, entidade que desenvolve pesquisas científicas para geração de informações para a conservação das espécies e seus habitats e promove a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats.

Sobre a APA

A APA Ibitinga foi criada com objetivo o de proteger as várzeas formadas pelos rios Jacaré-Pepira e Jacaré-Guaçu, abrangendo uma área de 64.900 ha. Nessas áreas alagadas, denominadas pela população local como ‘Pantaninho’ (várzea do Rio Jacaré-Pepira) e ‘Varjão’ (várzea do rio Jacaré-Guaçu), ocorrem importantes remanescentes de vegetação em estágio avançado de regeneração e a fauna a ela associada, como: tamanduá-mirim, veado campeiro, lobo guará, onça parda, além de diversas espécies de aves e peixes, algumas delas ameaçadas de extinção.

Lá são encontradas muitas espécies nativas da fauna, mamíferos como lobo-guará, gato-do-mato, veado-mateiro, onça-parda, tamanduá-mirim e bandeira, macaco-prego, mão-pelada, ema e anta são encontrados na região. Sem esquecer as grandes sucuris, “rainhas” dos rios da APA, das espécies de abelhas, das aves como biguás, tuiuiús, cabeças-secas, colhereiros, martin-pescadores, patos selvagens, além do espada-azul e o mandi-serrote, espécies de peixes apenas encontradas no reservatório de Ibitinga.

Município: Ibitinga
Rod. Prefeito Antonio Duarte Nogueira, km 317 – Jardim Progresso