A Unidade de Conservação foi criada com objetivo de proteger as várzeas formadas pelos rios Jacaré, Pepira e Jacaré-Guaçu

A Área de Proteção Ambiental (APA) Ibitinga, localizada no município de mesmo nome, completou 32 anos de sua criação no dia 20 de janeiro. Por conta do mês de férias, a direção da UC mudou a data da comemoração do aniversário para a semana de 18 a 22 de fevereiro.

Pelo segundo ano consecutivo, uma programação especial foi criada com o objetivo de promover a sensibilização e a conscientização ambiental da população por meio de atividades educativas e, também, informá-la sobre os atributos ambientais da UC e a importância de sua preservação.

Confira a programação

Dia 18/02 – das 10h e 13h30
Oficina de Ecobrinquedos
Atividade lúdica que ensinará aos alunos como construir seu próprio brinquedo reaproveitando materiais.
Público-alvo: alunos do projeto Crescer
Local: Projeto Crescer – Avenida do Parque, 317- Parque Industrial

Dia 19/02 0 – às 14h
Oficina de mudas
Os alunos irão aprender sobre coleta, beneficiamento, armazenamento de sementes florestais, além da produção mudas.
Público-alvo: alunos do projeto Crescer
Local: Projeto Crescer – Avenida do Parque, 317- Parque Industrial

Dia 20/02 – das 13h às 17h
Eco Quiz
Teste seu conhecimento sobre a APA Ibitinga e ganhe uma caneca
Público-alvo: toda população
Local: Supermercado Salinas – Av. José Antônio Marrone, 464 – Jd. América

Dia 21/02 – das 9h às 16h
Ambiente na Praça
– Feira de Troca (livros, CD e DVD)
– Tira dúvidas sobre guarda responsável de animais
– Distribuição de mudas nativas
– Coleta de lacres de alumínio
– Orientação sobre queimadas, fiscalização ambiental e muito mais
Público-alvo: toda população
Local: Praça Rui Barbosa – Centro

Dia 22/02 – 9h
Palestra “Conservação do Solo”
O solo como um patrimônio a ser conservado para mantermos a produção de água e a produtividade agrícola.
Público-alvo: produtores rurais
Local: Casa da Agricultura de Ibitinga – Avenida Dom Pedro II nº 1351 – Centro

Parceiros

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga/ Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Supermercado Salina, AES Tietê, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Usina Santa Fé, Unimed Ibitinga, Lúcio Imóveis, CATI e Parque Jaraguá.

Sobre a APA

A APA Ibitinga foi criada com objetivo o de proteger as várzeas formadas pelos rios Jacaré, Pepira e Jacaré-Guaçu, abrangendo uma área de 64.900 ha. Nessas áreas alagadas, denominadas pela população local como ‘Pantaninho’ (várzea do Rio Jacaré-Pepira) e ‘Varjão’ (várzea do rio Jacaré-Guaçu), ocorrem importantes remanescentes de vegetação em estágio avançado de regeneração e a fauna a ela associada, como: tamanduá-mirim, veado campeiro, lobo guará, onça parda, além de diversas espécies de aves e peixes, algumas delas ameaçadas de extinção.

APA Ibitinga
Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira Km 317 – Ribeirão Preto-SP