Uma parceria da Fundação Florestal com o Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Unesp Botucatu (IBB) e o Instituto Itapoty viabilizou a realização de três cursos no mês de janeiro no Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar. As atividades integram o programa ConsCiência-Cidadã.
O projeto do IBB é uma iniciativa de intervenção educativa e de pesquisa científica que busca estimular o voluntariado e propõe formação de pessoas para atuarem com ecoturismo, manejo de fauna, manutenção de trilhas, restauração ecológica. As atividades contam com apoio do CNPq, Fapesp e ICMBio.
O Núcleo Cunha cedeu espaço para as atividades teóricas e práticas e o alojamento para alunos e professores que participaram dos cursos de Ecoturismo de Base comunitária, realizado de 13 a 17 de janeiro; Treinamento Físico para Saúde, para o Desenvolvimento Ambiental e Ciência-Cidadã, 20 a 24; e Inventário de Animais Silvestres Aplicados à Ciência Cidadã e ao Ecoturismo de Base Comunitária, de 27 a 31.
Alunos dos municípios de Cunha, Ubatuba, Paraty, Guaratinguetá, São José dos Campos e Cachoeira Paulista participaram dos cursos em grupos de 18 e 24 pessoas.
Após as capacitações e motivação, ministrada por especialista do IBB, os alunos realizaram 40 horas de prática de campo com o objetivo de coletar dados para o projeto, contribuindo para a difusão da ciência cidadã.
Sobre o Parque
Localizado no extremo norte do Parque Estadual Serra do Mar, o Núcleo Cunha protege importante remanescente de matas nebulares, a mais de mil metros de altitude, com árvores de grande porte como cedro, peroba, maçaranduba, araucária, canela, ipê, que abrigam bromélias, orquídeas, samambaias, liquens e lianas. Suas florestas preservam mananciais importantes para o abastecimento de água das cidades do Vale do Paraíba e até mesmo do Rio de Janeiro. Em seu território encontram-se as áreas de maior biodiversidade do Parque.
As florestas de altitude também abrigam muitas espécies exclusivas em risco de extinção, como o sagui-da-serra-escuro, o mono-carvoeiro e o sauá, e aves como o macuco, a jacutinga, a saudade, o cuiú-cuiú, entre outras. O relevo acidentado favorece a formação de cachoeiras, especialmente nos rios Bonito, Ipiranga e Paraibuna, tornando esse núcleo de especial interesse para a prática do ecoturismo.
PESM Núcleo Cunha
Estrada Municipal do Bairro do Paraibuna, km 20 – Bairro Paraibuna
Fone: (12) 3111-1818
E-mail: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br
Horário: de segunda domingo, das 8h às 17h
Entrada franca