Nesta terça-feira (28/1), foi assinado um Termo de Autorização de Uso (TAU) entre a Fundação Florestal e os guaranis da Aldeia Indígena Peguaoty para que a comunidade indígena possa vender artesanato no Núcleo de Sete Barras do Parque Estadual Carlos Botelho. A validade do TAU é para o período do Carnaval, entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março.

Além de promover a inclusão das comunidades do entorno com o Parque Estadual Carlos Botelho, o objetivo da Fundação Florestal é ofertar oportunidade de renda alternativa e sustentável aos indígenas. Esta é mais uma ação para o envolvimento da população tradicional na promoção do ecoturismo nas Unidades de Conservação (UCs).

A Aldeia Indígena Peguaoty está situada no bairro Saibadela, em Sete Barras, na Zona de Amortecimento do PE Carlos Botelho.

Sobre o Núcleo

O Núcleo de Sete Barras está situado na Rodovia SP139, km 47, no município de Sete Barras, e recebe uma média de 300 pessoas por dia nos finais de semana. Um de seus principais atrativos é o remanso do braço do Ribeirão da Serra, que recebe visitantes de diversos municípios do Vale do Ribeira que se refrescam nas águas cristalinas e puras do Parque Estadual Carlos Botelho.

A Trilha da Figueira também é muito visitada, nela há poços para banho, locais para piqueniques e uma ponte pênsil, que leva até uma pequena ilha onde os turistas também desfrutam de boas águas para banho.

Outra atração é a Cachoeira do Ribeirão Branco. Para visitá-la é necessário o acompanhamento de um monitor ambiental devidamente cadastrado na Unidade de Conservação, uma vez que a trilha é distante (cerca de 10 km, ida e volta).

O atrativo mais desafiador da UC é a escalada ao Pico da Pedra Maior, o ponto culminante do PE Carlos Botelho com aproximadamente 27 km (ida e volta), num desnível próximo a 1.000 metros de altitude. A trilha que leva até o Pico percorre trechos de floresta primária e locais com rio subterrâneo. No local já foram registrados muriquis-do-sul (Brachyeteles arachnoides) e onça-pintada (Panthera onca). Lá do alto é possível vislumbrar toda a Unidade de Conservação e uma larga extensão de área do Vale do Ribeira. Para realizar a atividade do Pico da Pedra Maior é necessário pré-agendamento e acompanhamento de monitores.

Parque Estadual Carlos Botelho – Núcleo Sete Barras
Rodovia SP-139, km 47 – Bairro Mamparra – Sete Barras-SP.
E-mail: pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 16,00
Conheça as Unidades de Conservação do estado de São Paulo