Inclusão: a acessibilidade como meta. Este foi o tema da palestra da professora Liliane Garcez, realizada na sexta-feira, 29 de novembro, no auditório Augusto Ruschi, sede da SIMA. Na abertura, Luiz Carlos Santoro, secretário executivo da SIMA, representando o secretário Marcos Penido, e Danilo Angelucci de Amorim, diretor do Litoral Sul da Fundação Florestal, representando o diretor executivo Rodrigo Levkovicz.
A palestra marcou o início das atividades da Virada e também a participação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Fundação Florestal. “A acessibilidade é tema de atenção em nossa gestão. E nosso trabalho é para que esteja presente nos equipamentos de uso público”, explicou Santoro.
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), a professora Liliane iniciou a palestra citando a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que tem como propósito estimular, proteger e assegurar o exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente. Frisou que os direitos das pessoas com deficiência devem ser entendidos dentro da perspectiva de direitos humanos.
O artigo 2 da Convenção que trata do desenho universal também foi tema da palestra. E diz respeito à concepção de produtos, ambiente, meios de comunicação, programas, tecnologias e serviços para serem usados de forma autônoma e segura por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico.
De acordo com a professora, 15% da população mundial possuem algum tipo de deficiência, ou seja, 1 bilhão de pessoas. No Brasil, são 31 milhões, o dobro da população do Equador e o triplo da de Portugal.
“É primordial ampliar o acesso a todos, principalmente para que as pessoas com deficiência possam sentir de perto a nossa biodiversidade. Recentemente fizemos uma parceria com as APAEs da região dos Parques Estaduais Carlos Botelho e Campina do Encantado. Com isso, estamos despertando nos alunos destas entidades a importância do plantio de mudas”, destacou Danilo Angelucci de Amorim.
Virada Inclusiva
Idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a Virada Inclusiva marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. A data, portanto, estabelece um movimento contínuo de ressignificação da sociedade e de mudança de paradigma nas relações sociais e interação com o meio ambiente.
Capital e outros municípios do estado participaram da Virada, com atividades culturais, esportivas e de recreação nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, centro culturais, bibliotecas, metrô e demais espaços coletivos, públicos e privados. As ações foram realizada nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro.
Além da palestra, a Fundação Florestal coordenou atividades especiais nos parques estaduais Jaraguá, Carlos Botelho e Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar.
Plantio de mudas, observação de aves, trilhas, ecobrinquedos e ecojogos, especialmente feitos para a ocasião, sensibilizaram e integraram os participantes.