O Parque Estadual Carlos Botelho inaugura na sexta-feira, 3 de maio, às 9h, uma estação de compostagem instalada dentro da Unidade de Conservação. A iniciativa foi da gestão do Parque no âmbito do projeto Corredor da Biodiversidade do Rio Taquaral e contou com diversos parceiros, entre eles as secretarias de Educação e de Meio Ambiente, de São Miguel Arcanjo, Rotary Club, RPPN Refúgio das Araucárias e UFSCAR Sorocaba.

O Rotary Club de São Miguel Arcanjo não só abraçou a ideia como forneceu todo material necessário para construção da estação, montada pelo Refúgio das Araucárias e pela Secretaria de Meio Ambiente de São Miguel Arcanjo no viveiro de mudas do PECB. Portanto, a partir de agora, a estrutura da estação de compostagem receberá resíduos sólidos da UC, da Escola Municipal Vereador José Camargo, e de proprietários de imóveis rurais ao longo do Corredor Ecológico da Biodiversidade do Rio Taquaral. Os insumos resultantes da compostagem serão utilizados na produção de mudas ao longo do Corredor.

O gestor da PE Carlos Botelho, Pietro Scarascia, conta que “o projeto envolve diversas ações, como: resgate de plântulas, gestão dos resíduos sólidos, criação e fortalecimento de corredores ecológicos, criação de RPPNs, educação ambiental e ecoturismo e, também, a gestão dos resíduos visando obter insumos para o amadurecimento das plântulas, promoção da educação ambiental e conscientização das comunidades do entorno”.

O evento de inauguração da composteira contará com a participação dos parceiros que terão a oportunidade de assistir uma palestra sobre o projeto. Termina com uma visita ao viveiro de mudas e, em seguida, participam do plantio de algumas mudas no Parque.

Parque Estadual Carlos Botelho

O Parque Estadual Carlos Botelho é uma unidade de conservação do bioma Mata Atlântica que contribui para duas Bacias Hidrográficas, Alto Paranapanema e Vale do Ribeira. Está situado nos municípios de São Miguel Arcanjo, Sete Barras e Capão Bonito. Os seus 38.705,48 hectares abrigam florestas ombrófilas densas, onde se destacam espécies como palmito-juçara, canela, jequitibá e figueira, cujo estado de preservação é considerado elevado.

Situado na Serra de Paranapiacaba, compõe o Mosaico do Paranapiacaba, um dos maiores contínuos de Mata Atlântica do mundo. A unidade também é reconhecida como “Sítio do Patrimônio Mundial Natural” pela UNESCO.

Em seu território, se destacam os seguintes espécimes da fauna ameaçados de extinção: onça-pintada, anta, queixada. Possivelmente, o Parque é a unidade de conservação a abrigar o muriqui-do-sul e o mico-leão-preto concomitantemente. Um importante destaque do PECB é a sua Estrada–Parque, com a importante função de conectar o Alto Paranapanema com o Vale do Ribeira.

PE Carlos Botelho
Município: São Miguel Arcanjo