O Parque Estadual Rio do Peixe realizou no dia 23 de outubro uma operação conjunta com a Polícia Militar Ambiental que cobriu toda a área do parque e sua zona de amortecimento. A fiscalização teve por objetivo coibir fatores de pressão, como a caça e a pesca, sobre a Unidade de Conservação e, também, orientar a população que vive no entorno do parque.
A atividade foi coordenada pelo gestor do PE Rio do Peixe, Jeferson Bolzan e contou com a participação de 10 policiais militares ambientais baseados nos municípios de Presidente Prudente e Dracena e quatro vigilantes da UC.
A operação teve início às 7h e prosseguiu até a meia-noite. Foram utilizadas diversas viaturas, além de embarcações que percorreram todo o trajeto do Rio do Peixe inserido na UC. Um drone realizou sobrevoos nos locais de difícil acesso e captou imagens em grande escala que servirão para divulgação do PE Rio do Peixe.
“Felizmente, a equipe não registrou nenhum crime ambiental”, comenta o gestor Jeferson Bolzan. Ele ressalta ainda que ações como essa são de suma importância para a conscientização dos visitantes e da população vizinha do Parque.
PE Rio do Peixe
A área delimitada como PE Rio do Peixe abrange municípios que possuem o rio como limite territorial: Ouro Verde, Dracena, Presidente Venceslau, Piquerobi. Criado em 2002, com 7.720 ha, é fruto de compensação ambiental em razão dos impactos decorrentes da formação do lago da Usina Engenheiro Sérgio Motta.
Juntamente com o PE Aguapeí, a Unidade de Conservação cumpre a função de preservar os últimos trechos de ecossistemas de várzeas, que existiam em grande parte dos rios paulistas que desembocavam no rio Paraná.
Com características semelhantes ao Pantanal, esse trecho do rio do Peixe é conhecido como: ‘Pantaninho Paulista’. É ainda um dos últimos locais em São Paulo onde reside o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), mamífero ruminante, encontrado em pântanos de alta vegetação. São os maiores veados da América do Sul, chegando a medir a 2 metros de comprimento.
A avifauna do Parque é muito rica, existindo várias espécies ameaçadas de extinção. O destaque vai para a Anhuma, cientificamente pouco estudada.
Município: Dracena
Rodovia Euclides Figueiredo (SP-563), km 111 – Bairro Distrito Industrial
Fone: (18) 3841-3419
E-mail: pe.riodopeixe@fflorestal.sp.gov.br