A Estação Ecológica Bananal promoveu no dia 19 de outubro o I Encontro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) do Vale Histórico Paulista. O evento, realizado na RPPN Chácara Santa Inês, em Bananal, reuniu 36 participantes, entre eles, representantes das RPPNs Pedra da Mina, Catadupa, Pedra Redonda, Besouro de Fogo e Caburé.

O técnico do Programa RPPNs Paulistas Oswaldo Bruno fez uma apresentação sobre a categoria RPPN e o Programa, com destaque para o Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o Plano de Apoio às RPPNs no estado de São Paulo.

Em seguida, os gestores das RPPNs Caburé, Sérgio Lutz Barbosa, e da RPPN Besouro de Fogo, Sándor Diniz Kiss e Alessandra Jeszensky, abordaram o tema Monitoramento de Fauna – uso de câmeras trapp. Também em debate o tema Turismo e Conservação, conduzido por Dalton Antonio Branco Jr., da RPPN da Pedra Redonda.

Os participantes fizeram uma caminhada em áreas da reserva que sediou o evento e lançaram sementes de palmeira-juçara (Euterpe edulis) pelo trajeto, além de conhecerem um pouco da história da Unidade de Conservação, localizada na zona urbana do município.

Iniciativas institucionais da Reserva Natural do SESC Bertioga e os resultados parciais do processo de implementação das ferramentas do Projeto Conexão Mata Atlântica, aplicadas no território da zona de amortecimento da Estação Ecológica Bananal, encerram o encontro.

O evento contou com o apoio das organizações sociais locais Amovale, AMPSA, Amobocaina, Orgânicos da Bocaina, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura Municipal de Bananal/Secretarias de Meio Ambiente e Educação, Conselho Municipal de Turismo, Crescente Fértil/Plural Cooperativa, Mosaico de RPPNs do Vale Histórico Paulista, FREPESP, SESC-SP, BID/GEF e FINATEC.