Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, a Fundação Florestal preparou atividades especiais na Estação Ecológica Jataí e nos Parques Estaduais Furnas do Bom Jesus e Juquery.

Na Estação Ecológica Jataí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Luiz Antônio e com a Central Energética Moreno Açúcar e Álcool, será realizada uma Oficina de Educação Ambiental com o tema: Liberdade para as escolhas e prisioneiros das Consequências: Quais serviços ecossistêmicos você tem escolhido?

A oficina será ministrada por Fabiana Luca Alves e Aline Oliveira Esteves para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF e Técnica de Química, Rua Brasil, 320, em Luiz Antônio-SP, no dia 11/9, das 8h30 às 11h.

O objetivo da ação é possibilitar aos alunos o entendimento do que são serviços ecossistêmicos e a importância da sua gestão para o desenvolvimento sustentável. Para isso, serão abordados os conteúdos: serviços ecossistêmicos; ciclo da água e do carbono e, também, a relação entre as florestas e a qualidade da água e os impactos do uso de serviços ecossistêmicos. Espera-se, com isso, a ampliação das experiências dos alunos, o que contribuirá na formação de um senso crítico consciente em relação ao tema.

O Parque Estadual Furnas do Bom Jesus (PEFBJ) vai comemorar a data com programação especial ao longo da semana de 9 a 14 de setembro. O PEFBJ atenderá escolas e universidades da região com atividades referentes ao Cerrado. Fitofisionomias, biodiversidade, os mecanismos adaptativos das plantas desse Bioma, características do solo, entre outros temas que poderão ser observados “in loco” ao longo da Trilha do Mirante.

A semana terminará no sábado, 14 de setembro, com a realização do Vem Passarinhar. A atividade é aberta ao público. O Parque Estadual Furnas do Bom Jesus fica na Av. Orestes Quércia, Km 0,7 – Pedregulho – SP. Fone: (16) 3171-1118.

O Parque Estadual Juquery é uma das poucas áreas de cerrado na Região Metropolitana de São Paulo. A data será comemorada lá com plantio de mudas precedido por uma palestra sobre o Bioma Cerrado e sua representatividade nas Unidades de Conservação. As atividades acontecerão no dia 11/9, às 10, e se encerrarão com um delicioso café do Cerrado oferecido aos participantes. O Parque Juquery fica na Rua Miguel Segundo Lerusse, s/n, Parque Industrial, Franco da Rocha-SP – Fone: (11) 4443-3106.

O Cerrado, um bioma ameaçado

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil, atrás apenas da Amazônia. Ocupa cerca de 20% do território brasileiro, espalhando-se pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Roraima, Rondônia, Amapá, Amazonas, Pará, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraná.

Geograficamente, são mais de dois milhões de quilômetros quadrados, abrigando mais de 800 espécies de aves, 160 de mamíferos, 150 de anfíbios, 100 de répteis. Estão presentes também mais de 10 mil espécies de plantas. O bioma é considerado a savana mais rica do mundo em biodiversidade.

Além de toda essa biodiversidade, o Cerrado é também o berço das águas do Brasil. Cerca de 20% das nascentes brasileiras encontram-se nesse bioma. O Cerrado contribui com a produção hídrica de 12 regiões hidrográficas. Suas águas são responsáveis pela maior parte da geração de energia elétrica consumida no país.

Contudo, o Cerrado é considerado também uma das áreas mais desprotegidas e devastadas do Brasil. Estima-se que 50% da área do Cerrado tenham sido destruídas, colocando em risco muito de nossa flora e fauna, além da produção de água em, consequentemente, o abastecimento hídrico brasileiro. Espécies conhecidas como lobo-guará, tamanduá-bandeira, jaguatirica correm risco de extinção ao lado de outras menos conhecidas como quenquém e aranha-de-teia-de-solo, endêmicas da região.

No Estado de SP, restam cerca de 1.304.994 ha de cerrado preservados por Unidades de Conservação de diversas categorias, como Parques Estaduais, Áreas de Proteção Ambiental, Estações Ecológicas e Reservas Particulares de Patrimônio Natural.

Confira no https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ as informações sobre as Unidades de Conservação localizadas no bioma: Parque Estadual Juquery (PEJy), Parque Estadual Furnas do Bom Jesus (PEFBJ), Parque Estadual Vassunga (PEV), Parque Estadual Jaraguá, Parque Estadual Porto Ferreira, Estação Ecológica Jataí e Estação Ecológica Barreiro Rico.