O Parque Estadual Juquery, localizado no município de Franco da Rocha, a 40 km da capital, recebeu na quarta-feira, 11/9, representantes de diversos órgãos da administração pública ligadas ao meio ambiente e à segurança pública para comemorar o Dia Nacional do Cerrado.

O encontro teve início com a palavra de boas-vindas de Adriano Almeida, gestor da unidade de conservação, e da mensagem de agradecimento de Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal.

O evento prosseguiu com uma apresentação de Lucila Manzatti, da Diretoria Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, sobre a presença do bioma Cerrado no Brasil e no estado de São Paulo, com destaque para a importância das áreas de conservação na proteção do bioma. “Dos 14% de cobertura original de cerrado no estado de São Paulo, resta atualmente pouco menos de 1%. Um bioma riquíssimo, de beleza cênica única, que precisa ser conhecido para ser protegido”, declarou.

Em seu pronunciamento, Eduardo Trani, subsecretário de Estado do Meio Ambiente, destacou a importância da ação das diversas instâncias de poder, associada a representantes da sociedade civil, para a preservação desse importante bioma.

Após as palavras de Gerson Romero, prefeito de Caieiras, município que também compartilha parte da área do Parque, o grupo se dirigiu a uma área daquela Unidade de Conservação especialmente reservada para o plantio de diversas mudas de árvores típicas do bioma, entre elas o ipê branco e amarelo, o araçá e o suinã.

Os participantes do evento plantaram diversas mudas de árvores típicas do bioma

Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, Carol Kors, assessora da diretoria executiva da Fundação Florestal, e Sheik Pereira, assessor da Subsecretaria de Meio Ambiente

O encontro teve início com a palavra de boas-vindas de Adriano Almeida, gestor do PE Juquery