A Estação Ecológica Bananal (EEB) promoveu no domingo, 4 de agosto, o I Passeio Ciclístico Estação Ecológica Bananal. Antes do início da atividade, ciclistas e voluntários plantaram 250 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica numa área verde do Galpão do Sindicato Rural de Bananal. As mudas foram doadas pela organização socioambiental AMOVALE e os recursos para a realização do evento, pela Global Environment Facility (GEF).

Apesar da chuva e da baixa temperatura, o evento reuniu 200 ciclistas, que percorreram os 18 km programados, com largada, às 9h, no galpão do Sindicato, prosseguindo por fazendas, rios, floresta, estradas da região e centro histórico da cidade. Os ciclistas também participaram de um sorteio de camisetas dry fit e todos receberam uma medalha comemorativa do evento.

Para realizar o evento, a EE Bananal contou com o apoio do Subprojeto Conexão Bananal, ligado ao Projeto Conexão Mata Atlântica, que vem fomentando a conversão das práticas produtivas, o fomento de cadeias sustentáveis de produção e o pagamento por serviços ambientais, além da melhoria na efetividade de gestão da área protegida.

O gestor da EE Bananal, Thiago José Filete Nogueira, destaca a importância da mobilização social em prol do meio ambiente e das áreas protegidas e agradece as instituições e os munícipes que colaboraram com o evento. Finaliza dizendo que “a Fundação Florestal incentiva o turismo ecológico em nossas Unidades de Conservação. Neste segmento, a instituição lançou os passaportes Trilhas de São Paulo, Guia de Observação de Aves e Guia Primatas Paulistas e o Guia de Áreas Protegidas online.

Também foram parceiros do evento a Prefeitura Municipal de Bananal, o Sindicato Rural de Bananal, as Polícias Militar e Militar Ambiental, a Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina, e empresas Attiva, Plural Cooperativa, Crescente Fértil, Amovale, Global Environment Facility (GEF) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Estação Ecológica de Bananal
Município: Bananal
Rodovia SP-247, km 15 + 10 km pela estrada da Madeirith – Bairro Sertão do Ariró
Distância de São Paulo: 362 km
Fone: (12) 3116-2008
E-mail: ec.bananal@fflorestal.sp.gov.br
Visitação com agendamento prévio
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: grátis

A EE de Bananal ajuda a proteger um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado de São Paulo. Está localizada na Serra da Bocaina, próxima à divisa com o estado do Rio de Janeiro. Conhecida como o paraíso das bromélias, abriga muitas espécies importantes de fauna. Lá se encontra, também, um trecho preservado de 800 metros da histórica trilha do ouro, um caminho de mais de 300 anos, construído por mão de obra escrava e todo calçado por rochas. Essa trilha possui atributos históricos culturais, sendo utilizada em atividades de educação ambiental.
Sugestões de passeio: Trilha da Cachoeira Sete Quedas, Trilha do Ouro e Trilha Mirante.