Em continuidade à implantação do Projeto Agroflorestar: Vale do Ribeira, a Estação Ecológica do Chauás promoveu, no dia 11 de maio, um mutirão para o plantio de mais uma agrofloresta. Dessa vez, no sítio Shimote, de Paulo Kiomi Shimote, no bairro do Pinheirinho, em Iguape-SP.

O objetivo do projeto é incentivar produtores rurais do seu entorno a desenvolver técnicas agroflorestais para o cultivo de hortaliças, legumes e frutas sem a degradação do meio ambiente, contribuindo, com isso, para a recuperação de recursos hídricos e fauna da região, criando uma alternativa de geração de renda sustentável e ecológica.

A atividade é uma realização da Fundação Florestal e da Cooperafloresta, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e com o apoio da Fundação Interamericana (IAF).

Técnicos da Cooperafloresta ajudam os agricultores a planejarem suas agroflorestas, realizadas em mutirões para iniciar o plantio, com a ajuda de maquinários, mudas e assistência técnica sem custo nenhum para os produtores.

Já está agendado para o dia 11 de junho mais mutirão. Dessa vez, sítio Boa Esperança, de Adelson Lolasco dos Santos.

Rosane Maciel, gestora da EE dos Chauás, lembra que o projeto tem um grande potencial tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental. “Algumas das agroflorestas que visitamos já foram áreas degradadas. O solo era pobre e nem recursos hídricos tinham mais. Hoje, além de produzir verduras, legumes e frutas, a água e, até mesmo, a fauna voltaram. Nossa intenção é mostrar aos produtores locais que é possível gerar renda sem desmatar e ainda criar uma cortina de vegetação no entorno da unidade de conservação (UC).”

A Estação Ecológica dos Chauás

Com cobertura vegetal predominantemente constituída por floresta de restinga, a EEC apresenta fauna rica e diversificada, podendo ser encontrados pavós, macucos, mãos-peladas, jacarés, suçuaranas, tamanduás, lontras e capivaras. Concentra em seus domínios uma grande diversidade de espécies de aves ameaçadas de extinção e/ou raras. Protege três populações (cerca de 270 indivíduos) do papagaios-cara-roxa ou chauás (Amazona brasiliensis), espécie endêmica que dá nome à UC. Para saber mais, acesse aqui:

Estação Ecológica dos Chauás
Município: Iguape