A Estação Ecológica Chauás (EEC), situada no município de Iguape, está incentivando os produtores rurais do seu entorno a desenvolver técnicas agroflorestais, como alternativa de geração de renda sustentável e ecológica. Entre as ações desenvolvidas nesse sentido, no mês de abril, a EEC levou os produtores para uma visita técnica à agroindústria da Cooperafloresta de Barra do Turvo e propriedades associadas.

A visita técnica teve como enfoque, as experiências bem-sucedidas do Sistema Agroflorestal, nas quais são cultivadas diversas espécies, inclusive da flora nativa, com potencial econômico e ecológico. A iniciativa conta com apoio do Projeto Agroflorestar: Vale do Ribeira, desenvolvido pela Cooperafloresta e patrocinado pela Petrobras.

Para os próximos meses, estão previstas visitas às áreas onde os proprietários têm interesse em implantar o sistema no entorno da EEC. Posteriormente, um técnico da Cooperafloresta ajudará os agricultores a planejarem suas agroflorestas e serão realizados mutirões pra iniciar o plantio, com a ajuda de maquinários, mudas e assistência técnica da Cooperafloresta sem custo nenhum para os produtores.

Segundo a gestora da EEC, Rosane Maciel, o projeto tem um grande potencial tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental. “Algumas das agroflorestas que visitamos já foram áreas degradadas. O solo era pobre e nem recursos hídricos tinham mais. Hoje, além de produzir verduras, legumes e frutas, a água e, até mesmo, a fauna voltaram. Nossa intenção é mostrar aos produtores locais que é possível gerar renda sem desmatar e ainda criar uma cortina de vegetação no entorno da UC.”

A Estação Ecológica dos Chauás

Com cobertura vegetal predominantemente constituída por floresta de restinga, a EEC apresenta fauna rica e diversificada, podendo ser encontrados pavós, macucos, mãos-peladas, jacarés, suçuaranas, tamanduás, lontras e capivaras. Concentra em seus domínios uma grande diversidade de espécies de aves ameaçadas de extinção e/ou raras. Protege três populações (cerca de 270 indivíduos) do papagaios-cara-roxa ou chauás (Amazona brasiliensis), espécie endêmica que dá nome à UC. Para saber mais, acesse aqui:

Estação Ecológica dos Chauás
Município: Iguape
Rodovia Ivo Zanela e Estrada do Momuna – Bairro Rocio
Distância de São Paulo: 216 km
Fone: (13) 3841-2193
ec.chauas@fflorestal.sp.gov.br

Texto: Aline Rezende
Revisão: Cris Leite