O Parque Estadual Ilha Anchieta e a equipe do Projeto Ecossistemas Costeiros finalizou, na última sexta-feira, 26/04, o ciclo de atendimento às escolas de Ubatuba para o projeto “Educação na Natureza”, voltado para alunos do 9° ano. Ao todo, 418 alunos de 12 escolas públicas tiveram a oportunidade de conhecer o PEIA e ter uma aula ao ar livre na atividade chamada “Trilha das Mudanças Climáticas Globais”.

Ao longo de trilha, são abordados assuntos como o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera a partir da queima de combustíveis fósseis, relacionando-o aos processos de fotossíntese e respiração. Esse tema está relacionado principalmente às disciplinas de ciências, química e biologia, mas envolve também filosofia ambiental, história, geografia, geologia e educação física, agrupadas em um formato transdisciplinar.

Após a visita, professores e alunos voltam a trabalhar os conteúdos em sala de aula e depois – divididos em grupos – farão um vídeo sobre os conhecimentos adquiridos no PEIA. Os participantes concorrerão ao Prêmio Estadual de Melhor Vídeo sobre “Mudanças Climáticas Globais do Projeto Ecossistemas Costeiros”.

De acordo com a gestora do PEIA, Priscila Saviolo, a visita ao Parque e a participação dos alunos nesse projeto são extremamente enriquecedoras do ponto de vista educacional. “Estamos trabalhando com os alunos um tema superatual e mostrando a eles na prática, in loco, como funcionam todas essas teorias que eles costumam aprender em sala de aula. O fato de ser um projeto conduzido por cientistas e pesquisadores da USP engrandece ainda mais este projeto”, explica a gestora.

Priscila ressalta ainda que o projeto está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, uma vez que – de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – fomentar os ODS contribuirá para que as futuras gerações tenham um mundo melhor. “A agenda propõe uma ação mundial coordenada entre a sociedade civil, a academia, os governos e as empresas para alcançar suas metas. Desta forma, a Trilha das Mudanças Climáticas atende ao ODS n° 13 que fala sobre Ações contra a Mudança Global do Clima, bem como para a meta “Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.”

Parceiros

Além do IB/USP, são parceiros neste projeto, a Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba, Diretoria Estadual de Ensino e as empresas VerdeBus e Mikonos que realizaram o transporte terrestre e náutico dos alunos, respectivamente.

Texto: Aline Rezende
Revisão: Cris Leite