Ação da USP envolve professores e alunos no entorno de unidades de conservação da Mata Atlântica em São Paulo

O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), o Mosaico de Unidades de Conservação Jureia-Itatins e os Núcleos Caraguatatuba, São Sebastião e Padre Dória do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) se juntaram à rede de colaboração que envolve o Parque de Ciência e Tecnologia da USP para trabalhar com escolas públicas estaduais e municipais do seu entorno das UCs. O objetivo: desenvolver modelos de atividades de ensino em espaços naturais onde todos dialogam em uma troca de conhecimentos para a melhoria do ensino.

Essa é a proposta de dois projetos da USP que envolvem professores universitários, estudantes e colaboradores para atuar na melhoria do ensino de escolas públicas. Nos projetos Ecossistemas Costeiros e EcoTrilhas são organizadas atividades de suporte para o ensino fundamental II e médio, promovendo a capacitação de professores e estudantes de escolas públicas.

Para o desenvolvimento desses modelos de educação, a ação promove a formação e credenciamento de monitores, no qual os alunos de graduação da USP e monitores do projeto têm oportunidade de vivenciar tanto a realidade das comunidades de escolas públicas, como a das unidades de conservação e colaborar para a melhoria de sua qualidade.

Um dos modelos desenvolvidos foi o Trilha das Mudanças Climáticas Globais, criado para subsidiar a discussão sobre as mudanças climáticas nas escolas. Após os professores serem formados e transmitirem essa capacitação aos seus alunos, estes participam de uma gincana, desenvolvida em trilha no interior da mata em uma unidade de conservação, onde diversos desafios levam os participantes a compreender os mecanismos envolvidos no ciclo de carbono, no processo da fotossíntese e na formação dos combustíveis fósseis e sua relação com as mudanças climáticas globais.

Balanço do Parque Estadual Ilha Anchieta aponta que participaram das atividades 469 alunos, 72 professores de seis escolas estaduais e de duas municipais. Os alunos do ensino fundamental ll da Escola Estadual Professora Semíramis Prado de Oliveira, bairro Saco da Ribeira, ficou em primeiro lugar no concurso de produção de vídeo promovido pelo curso. Os alunos da Escola Estadual Professora Sueli Aparecida Figueira dos Santos, do Bairro Estufa, em terceiro, e receberam Menção honrosa por originalidade a Escola Estadual Idalina do Amaral Graça, Bairro Ipiranguinha. Também foram premiados Elvis Zuim, monitor do PEIA, como melhor coordenador regional, e Elias Santos, como melhor monitor mirim.

Concurso de vídeo

Ao final das atividades, grupos de estudantes de escolas públicas, formados por cinco alunos, foram convidados a desenvolver um curta-metragem sobre o tema Mudanças Climáticas Globais e inscrevê-lo num concurso, julgado por profissionais e acadêmicos da USP.

A premiação ocorreu durante a reunião anual do projeto Ecossistemas Costeiros, no campus Cidade Universitária da USP, em São Paulo, no dia 9 de novembro. Foram convidados para o evento professores, alunos, monitores-bolsistas, pesquisadores e profissionais que, de diferentes formas, colaboraram para o desenvolvimento do programa durante o ano.

Confira os vencedores:

1º Lugar: O planeta mudou e ainda pode mudar
Produção: alunos do 6º ano da Escola Estadual Professora Semíramis Prado de Oliveira
Clique aqui para assistir.

3º Lugar: Vulnerabilidade das comunidades locais frente às mudanças climáticas globais
Produção: alunos da Escola Estadual Professora Sueli Aparecida Figueira dos Santos
Clique aqui para assistir.

Menção honrosa por originalidade: O planeta zela por piedade
Alunos do ensino médio da Escola Estadual Idalina do Amaral Graça

Melhor Coordenador Regional: Elvis Zuim, monitor do PEIA

Melhor Monitor Mirim: Elias Santo, monitor mirim do PEIA
As monitoras Ingrid, Yasmin, Juliane também participaram. Todos são alunos da Escola Estadual Maria Alice Alves Pereira.

Texto: Dirceu Rodrigues
Fotos: Priscila Saviolo