O Parque Estadual Juquery (PEJy) realizou, no último dia 26, mais uma atividade integrada de fiscalização e limpeza na Represa Paulo de Paiva Castro. Foram recolhidas seis toneladas de resíduos sólidos –garrafas PET, sacolas plásticas, isopor, vaso sanitário, latas de alumínio, garrafas de vidro, colchões, roupas, pneus e resíduos provenientes de rituais religiosos, entre outros–, em 8 km percorridos.

A represa, responsável pelo abastecimento de 8 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, é o último reservatório do Sistema Cantareira, desde o sul de Minas Gerais, em nível normal para captação de água.
Por tratar-se de área suscetível a invasões — por pescadores, caçadores, coletores de orquídeas e bromélias, passarinheiros, veranistas, banhistas, embarcações diversas e jet-skis, além de ser vulnerável a incêndios florestais e campestres –, a fiscalização constante é necessária.
Tais atividades são altamente impactantes para a Unidade de Conservação de proteção integral e comprometem a qualidade e equilíbrio da diversidade biológica dos dois biomas preservados pelo PEJy: Mata Atlântica e Cerrado.

Além da fiscalização e limpeza das margens, esta atividade incluiu a conscientização ambiental dos moradores do entorno. Durante o percurso, a equipe do parque abordou a população presente ao longo dos limites da represa convidando-a a participar da limpeza, coletando os resíduos descartados irregularmente às margens desse importante reservatório.

Para manter esses biomas preservados, a equipe do PEJy vem realizando grandes operações embarcadas, incluindo diversos parceiros e instituições locais, que possuem atribuição legal na gestão conjunta do território. Participaram dessa ação, cerca de 500 pessoas, representantes da Sabesp, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar – Canil, Corpo de Bombeiros e Escola Superior dos Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, prefeituras e voluntários regionais.

Sobre o parque
O Parque Estadual Juquery possui grande importância para a conservação do Cerrado, abrigando o último remanescente do bioma ainda preservado na região metropolitana de São Paulo. A Unidade de Conservação possui 2.058,09 hectares e abriga grande variedade de plantas e animais. Para mais informações, acesse www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-juquery

Parque Estadual Juquery
Acesso pela Rua Miguel Segundo Lerussi s/n° Parque Industrial. Franco da Rocha/SP
Dias e horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (11) 4449.5545
E-mail: pe.juquery@fflorestal.sp.gov.br
Estacionamento: 150 vagas (gratuito)