050805

O projeto em seu primeiro ano aborda questões sobre poluição e seus impactos ambientais

Aproveitando a celebração do Dia de Combate à Poluição, 14 de agosto, o Núcleo Itariru do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) sediará a 4ª etapa do Projeto ECOEDUCA. Com o tema “A problemática dos Impactos Ambientais”, o evento acontece nos dias 13 e 14 de agosto e é voltado aos alunos de escolas municipais de Pedro de Toledo.

A iniciativa tem por objetivo levar aos estudantes informações sobre impactos ambientais e suas consequências na natureza, mostrando como ações efetivas de combate à poluição e à degradação podem proteger o meio ambiente. A apresentação do tema terá auxílio audiovisual e uma abordagem lúdica, como perguntas e respostas, além de jogo da memória.

Projeto ECOEDUCA

O Projeto ECOEDUCA é uma iniciativa-piloto do Núcleo Itariru do PESM, que visa formar ecocidadãos, por meio da apresentação de boas práticas ambientais. Atuando desde fevereiro, atende cerca de 100 alunos das escolas municipais de ensino infantil. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro de Toledo, por meio do Departamento de Educação Municipal.

050804

Núcleo Itariru do PESM

Localizado no Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo, o Núcleo Itariru do PESM possui extensão de 53.927 hectares e é considerado uma das áreas de mata atlântica mais conservadas do Brasil, agraciado com exuberante vegetação nativa.

A unidade de conservação contribui na regulação da qualidade do ar e do clima, na proteção dos morros, encostas e solos, além de possuir papel fundamental no abastecimento de água da região. Em sua fauna, são encontrados animais como: anta, saruê, bicho-preguiça, cutia e macuco. Na sua flora, estão presentes o jatobá, jequitibá, canela-branca, palmito-juçara e outros.

Para mais informações sobre o PESM – Núcleo Itariru, envie e-mail para: pesm.itariru@fflorestal.sp.gov.br ou ligue para (13) 3419 2792 / (13) 3419 2631