O Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) comemorou o feriado de 7 de setembro com a II Corrida Pedestre na Unidade. A prova de montanha, realizada em meio à Mata Atlântica, fez parte da programação em comemoração aos 30 anos do Núcleo Santa Virgínia e dos 42 anos do PESM. O objetivo da ação foi promover uma atividade esportiva de interação entre a Unidade de Conservação e a comunidade, que também pode participar de aulas de yoga.

A edição deste ano recebeu a inscrição de 80 atletas e 60 participaram das provas. Os percursos foram distintos 16 km o mais longo e 7,5 km o mais curto. Familiares dos atletas e amigos do parque participaram de caminhada de 5,7 km pela trilha da Pirapitinga.

A logística montada pela coordenação da UC traçou um roteiro em que os participantes puderam desfrutar de uma atividade física nas Trilhas do Rio Ipiranga e dos Eucaliptos, locais que cruzam trechos de florestas conservadas, cachoeiras e corredeiras da Bacia Hidrográfica do Rio Paraibuna.

Para a realização do evento, a direção do Núcleo contou com a parceria da Menecucci Eventos Esportivos, promotora do evento, e do apoio de colaboradores da UC, viaturas da UC e da Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga, que cedeu uma ambulância.

A Unidade de Conservação contou ainda com a colaboração de comerciantes locais que ajudaram a realizar o evento contribuindo voluntariamente, sendo eles: Supermercado Cursino, Tem de Tudo Papelaria, Baltazar bananas e Associação Coaquira.

Confira os vencedores
Prova feminina 7,5km
Márcia Lizandra de Siqueira
Natalia Irina dos Santos Silva
Lisbeth Lopes

Prova feminina 16km
Ana Paula Fernandes
Sebastiana Tianinha Corrêa
Maria Teresa dos Santos

Prova masculina 7,5km
João Vitor Ribeiro
Luiz Fernando Romeiro
Cayo Môra

Prova masculina 16km
Welton Hamilton da Silva
Cristiano Costa
Antônio Henrique da Silva Pinho

A edição deste ano contou com a participação de 60 atletas

Vencedores da prova masculina 16km: Welton Hamilton da Silva, Cristiano Costa e Antônio Henrique da Silva Pinho

Vencedoras da prova feminina 16km: Ana Paula Fernandes, Sebastiana Tianinha Corrêa e Maria Teresa dos Santos