Está aberto o credenciamento das embarcações que atuam em atividades turísticas comerciais no Parque Estadual Ilha do Cardoso e entorno. Os proprietários de embarcações deverão apresentar a documentação completa até 11 de abril na Sede Administrativa do PEIC, em Cananéia, de segunda à sexta feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O objetivo é ordenar a visitação pública na Unidade de Conservação e garantir a segurança dos usuários, bem como a conservação do meio ambiente.

2012 - Praia de Folinhos - Ecocamping do Gelson - Núcleo Maruja - Evandro Monteiro.jpg

Praia de Folinhos no PEIC  – foto Evandro Monteiro

Qualquer proprietário de embarcação de turismo náutico comercial poderá se credenciar, desde que atenda à convocação de chamamento, esteja regularizado perante todos os órgãos competentes, apresente a documentação completa exigida pela Fundação Florestal e participe da capacitação a ser realizada pelo Parque Estadual Ilha do Cardoso, com o objetivo de tomar conhecimento das normas de visitação no Parque.

O edital completo e a ficha de inscrição podem ser consultados aqui .

Sobre o parque

O Parque Estadual Ilha do Cardoso preserva uma das maiores áreas contínuas de floresta primária preservada do Estado de São Paulo. Os cenários da região são formados por costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, manguezais, rios, planície litorânea, ilhas e montanhas cobertas de florestas. Constitui um complexo conjunto de ecossistemas, onde já foram catalogadas quase mil espécies de plantas e onde se encontram muitos animais ameaçados de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa e o jacaré-do-papo-amarelo.

Além das riquezas naturais, o parque também abriga um patrimônio histórico-cultural excepcional, formado por sambaquis, ruínas e comunidades tradicionais. Existem seis comunidades caiçaras dentro da área do parque, formadas em sua maioria por pescadores.

Serviço
Telefones para informação: (13) 3851-1163 / (13) 3851-1108
E-mail: pe.ilhacardoso@fflorestal.sp.gov.br
Endereço: Avenida Professor Wladimir Besnard, s/n° – Morro São João – Cananéia/SP