O projeto “Um mangue no meu quintal” também vem produzindo diversos materiais digitais sobre alguns temas abordados pelo projeto. Em linguagem divertida foram feitas para que as crianças possam compreender ainda melhor personagens que atuam na complexa trama da vida nos manguezais.

Livros

HISTORIETA DA TAINHA

De autoria de Roberto Graça Lopes, pesquisador aposentado do Instituto de Pesca, e ilustrado pela artista plástica e monitora ambiental da APA Marinha do Litoral Centro, Isadora Leite, a historieta conta, por meio do diálogo entre um avô e seu neto, algo da biologia da tainha, seus ambientes de vida e sua relação com o homem. Uma leitura para ser utilizada no ensino formal, informal e não formal.

 

 

 

VOANDO NAS LETRAS

De autoria de diversos integrante do Grupo de Trabalho de Aves do Conselho Gestor da Área de Proteção Integral Marinha do Litoral Centro  e ilustrado pela artista plástica e monitora ambiental da APA Marinha do Litoral Centro, Isadora Leite, o livreto conta com diversas poesias didáticas  que passam informações sobre as Aves dos Manguezais através de um meio fluido e romântico.

 

 

 

 

Vídeos

No YouTube

  • Se você curte uma curiosidade sobre como a pesca tradicional evoluiu observando as aves, estórias mal assombrada e, até aquelas difíceis de acreditar….. então, não deixe de assistir a gravação desta a live que conta com um gostoso bate papo sobre as aves presentes nos ambientes de manguezais.
  • LIVE com o Instituto Gremar sobre o capítulo do livro ‘Ameaças às Aves e aos Manguezais’, do projeto “Um Mangue no meu Quintal”.
  • LIVE sobre Serviços Ambientais prestados pelos Mangues, com a professora de Engenharia de Pesca da Unesp, câmpus de Registro, Marília Cunha Lignon.
No Instagram
  • Você sabia que no estuário existe uma velocidade máxima de navegação recomendada, assim como no trânsito de automóveis nas ruas? No vídeo, vamos mostrar um dos impactos que encolhem o manguezal e suas funções ecossistêmicas! Tá curiosa (o) ? Então aperte o play, curta e compartilhe esta informação!
  • Neste video apresentamos outro impacto relacionado à alta velocidade das embarcações. Vocês imaginavam que, além de ser um problema nas ruas, isso também era um problema nas águas? 💧 Assista e comente se você vai fazer parte dessa mudança! Desacelere e curta a natureza a sua volta
  • Já aprendemos que o manguezal é um ecossistema de águas calmas e, por isso, muitos animais utilizam como passagem ou habitat. Mas, muitas vezes, essa calmaria é atrapalhada pelo ruído dos motores de embarcações, que se amplifica na água! Isso é ainda mais problemático quando pensamos nos animais que utilizam do som para se localizar, como a Toninha! Imagine só, que perigo!? Para proteger os manguezais e todos os animais que dependem deles, desacelere!

 

Charadas