O projeto de educação ambiental “Um Mangue no meu Quintal” tem como objetivo apoiar o educador na conexão entre o aprendizado e a realidade da comunidade do educando, trazendo o tema dos manguezais para o dia a dia da sala de aula. Isso deve acontecer de forma contínua, integrada às disciplinas escolares e de maneira participativa, usando como referência o manguezal mais próximo da escola.

Que o aprendizado extrapole os muros da escola e alcance as comunidades próximas, que convivem com o manguezal. Ao compartilhar o que aprende, o educando inicia um diálogo na comunidade, despertando, de conversa em conversa, uma nova percepção sobre a importância desse ecossistema. Assim, a sensibilização se espalha, fortalecendo o engajamento da comunidade, que passa a assumir um papel ativo na proteção do manguezal presente em seu ‘quintal’.

Qual a pegada do Mangue no meu Quintal?
O projeto conecta educadores e educandos ao manguezal de forma dinâmica, respeitando o tempo de aprendizado e o jeito de ensinar de cada educador. Com uma abordagem lúdica e transformadora, promove um aprendizado contínuo e enraizado na realidade local.

Aproximação das Unidades de Conservação pois os educadores terão contato contínuo com a UC tutora. Se houver trilha interpretativa disponível e for do interesse da escola, os educandos poderão vivenciar a experiência com monitoria gratuita e atividades imersivas na natureza, integrando o programa Escolas no Parque, da Fundação Florestal.

Incentivo à iniciação científica por meio de atividades relacionadas a feiras de ciências/ eventos similares e à Caravana Mangue no Meu Quintal. A estratégia visa estimular os educandos a explorar, experimentar e descobrir, consolidando o conhecimento adquirido e compartilhando-o com a comunidade, além dos muros da escola.

Ponte entre universidade e comunidade, pois leva à escola o conhecimento mais recente produzido nas universidades sobre o manguezal local, promovendo a popularização da ciência e oportunizando que os educandos estudem com referências locais, fortalecendo o vínculo com a realidade vivida.

Aprendizado contínuo, garantindo tempo para que os educandos processem e ressignifique sua relação com o manguezal, construindo uma conexão real e protagonista para com a defesa deste ambiente.

Projeto colaborativo que reúne diversos parceiros, promovendo a troca de saberes e fortalecendo a rede entre instituições de pesquisa e educação ambiental marinha e costeira.

A proposta na íntegra sobre o projeto, diretrizes, estratégias e cronograma de atividades pode ser observado no escopo do projeto disponível abaixo.

Educadores do 5º ano do ensino fundamental I de escolas próximas de uma área de manguezal protegido por Unidades de Conservação da Fundação Florestal, preferencialmente em um raio de 5km. A adesão da unidade escolar é voluntária e o número de vagas são limitadas, de acordo com a capacidade de atendimento das UCs locais*.

Certificado para o educador: poderá ser emitida mediante a comprovação das atividades realizadas com a carga horária dedicada ao projeto, por meio do preenchimento do formulário ‘Relato de Atividade’, disponível no site oficial do projeto.
Certificação da escola: será emitida após o deferimento da inscrição da unidade escolar. A escola receberá um selo de participante do projeto, que poderá ser utilizado para fins de divulgação e marketing institucional durante o ano de adesão.

Unidades de Conservação da Fundação Florestal que protegem Manguezais

  • ILHA COMPRIDA: Área de Proteção Ambiental Ilha Comprida, Área de Relevante Interesse Ecológico Guará, Área de Relevante Interesse Ecológico Zona de Vida Silvestre da Ilha Comprida
  • CANANÉIA: Parque Estadual Lagamar de Cananéia, Parque Estadual Ilha do Cardoso, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itapanhapima, Reserva Extrativista Ilha do Tumba, Reserva Extrativista Taquari
  • PERUÍBE: Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro, Estação Ecológica Juréia-Itatins, Parque Estadual Itinguçu,  Reserva de Desenvolvimento Sustentável Barra do Una.
  • ITANHAÉM: Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro, PESM Curucutu
  • BERTIOGA: Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro, Parque Estadual Restinga de Bertioga, PESM Bertioga
  • SÃO SEBASTIÃO: Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte
  • CARAGUATATUBA: Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte, PESM Caraguatatuba
  • UBATUBA: Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte, Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte, Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba

As inscrições para os educadores estão abertas até 31 de março, no link abaixo.

PARTICIPAÇÃO MÍNIMA
A unidade escolar e os educadores participantes que se interessarem em desenvolver o método conduzido deverão no mínimo comprovar a realização das seguintes atividades:

1. desenvolver DOIS dos seis temas dentre os Módulos 1 e 2. Importante, o material apoia e subsidia e há flexibilidade para o educador adaptar às sequência didática ao próprio estilo de ensino📚;

2. no ato de inscrição deverá ser impresso e preenchido o arquivo de do PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO simplificado informando como cada educador das turmas de 5 ano da escola participante irá trabalhar o projeto Um Mangue no Meu Quintal 🗓️ inserido o mês previsto para aplicação de cada tema escolhido, é um planejamento,m entendemos que imprevistos acontecem e que isso pode resultar na mudança do mês, esta mudança poderá justificada no relatório final; 

3. importante que se seja realizado um evento público aberto a comunidade do entorno e familiares com a finalidade incentivar a curiosidade e infomá-los por meio das demonstrações dos diferentes tipos de conhecimentos adquiridos pelas turmas. Isso pode ser na ocasião de uma feira de ciências e ou evento equivalente previsto no calendário escolar 🧑‍🔬. 

As atividades devem ser registradas e enviadas ao projeto pelos formulários do site oficial, garantindo o selo da escola e a certificação dos educadores.

OBSERVAÇÕES:

1. A sequência didática e os materiais são sugestões de apoio, sem uso obrigatório integral. O essencial é realizar as atividades conforme os temas escolhidos.

2. Para manter o selo da escola e a certificação do educador, é necessário preencher o “Relatório Final” no site ao término das atividades.

Materiais 2025

O material de 2025 foi reorganizado e reescrito pela equipe do projeto com base nos cadernos de 2023. A proposta é torná-lo mais sintético, incluindo sequências didática após cada tema com forma de facilitar o uso e a aplicação pelos educadores.

Caso desejem se aprofundar em algum tema, é possível revisar o material de 2023, disponível ao final desta seção, onde também há outras alternativas de atividades

CADERNOS PRINCIPAIS
Caderno I: Os Manguezais & Mudanças Climáticas
Objetivo de aprendizagem: compreender a conservação dos manguezais e seu papel no enfrentamento das mudanças climáticas.
Caderno II: Os Mangues dos Nossos Manguezais
Objetivo de aprendizagem: conhecer quais vidas formam a trama dos manguezais e como eles se relacionam entre si.

Materiais 2024

Os materiais propostos nesta seção são referentes aos materiais desenvolvidos no ano de 2024.

Os cadernos foram reorganizados em dois cadernos (principais e pitadas), como proposta de atividades optativas.

CADERNOS PRINCIPAIS
Caderno I: Os Manguezais & Mudanças Climáticas
Objetivo de aprendizagem: compreender a conservação dos manguezais e seu papel no enfrentamento das mudanças climáticas.
Caderno II: Os Mangues dos Nossos Manguezais
Objetivo de aprendizagem: conhecer quais vidas formam a trama dos manguezais e como eles se relacionam entre si.

PITADAS
Pitadas são atividades pontuais e preparadas para apresentar a importância do estuário como berçário do mar. Cada publicação é vinculada a datas comemorativas, temporadas de pesca ou fases importantes no ciclo de vida das espécies locais. Pais e educadores podem imprimir atividades individualmente conforme o interesse, embora estejam agrupadas em blocos.
Estas atividades lúdicas e contextualizadas sobre o manguezal do nosso quintal, ajudam a trabalhar conteúdos de forma divertida e educativa. Divirta-se aprendendo!

TEMA DATA CADERNOS DO EDUCADOR
CADERNOS DO EDUCANDO
Os Manguezais & Mudanças Climáticas Material de Apoio Plano de Aula
Os Mangues dos Nossos Manguezais
Pitada Caranguejo Janeiro e fevereiro: Andada do caranguejo ucá Atividade Optativa
Pitada Tainha Junho: Temporada da Tainha e recursos pesqueiros do manguezal Atividade Optativa (Língua Portuguesa)
Pitada Cultura Popular Agosto: Folclore Atividade Optativa (Língua Portuguesa)
Aves Outubro: Dia das Aves      
Rei Robalo Novembro: Dia do Rio      

Materiais 2023

Os materiais didáticos visam conciliar as propostas de temas de conteúdos às datas ecológicas comemorativas oficiais, pela maioria  dos municípios do Litoral Centro. Esses temas são complementares, de maneira  que, ao final do ano, será possível ter uma visão integral e holística do ecossistema manguezal. A forma como o educador irá abordar  o assunto em sala de aula é livre. O  importante é convidar o educando a pensar sobre o tema proposto buscando  explorar os conteúdos de forma  transversal e continuada.

Os materiais propostos nesta seção são referentes aos materiais desenvolvidos na edição do ano anterior  – Edição 2023. Para ter acesso aos materiais didáticos desenvolvidos para edição deste ano – Edição 2024 – veja mais informações na seção inscrições.

Os cadernos temáticos estão vinculados à datas ambientais descritas abaixo. Cada tema possui um conjunto de 3 cadernos como estratégia de trazer o conteúdo: cadernos para educadores (material de apoio e plano de aula) e caderno para educandos (caderno de atividades).

Caderno do Educador – Material de Apoio: Trata-se de um recurso educacional que traz uma adaptação pedagógica das pesquisas realizadas nas áreas protegidas pela Fundação Florestal, com ênfase nos manguezais do litoral paulista. Nosso objetivo é tornar as informações produzidas mais acessíveis, proporcionando uma oportunidade para a sociedade se apropriar e compreender melhor o “quintal da escola”. Esta publicação é fruto de uma colaboração única, contando com a participação engajada de pesquisadores que voluntariamente se uniram ao projeto “Um Mangue no meu Quintal”. Acreditamos que a divulgação desse conhecimento é essencial para fortalecer o entendimento coletivo sobre a importância dos manguezais, enriquecendo a relação da comunidade com esse ecossistema singular.

Caderno do Educador – Plano de Aula: Trata-se de propostas de sequências didáticas fundamentadas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista por meio de em uma abordagem lúdica e contextualizada no tema manguezal. É um convite a inspirar em uma educação ambiental envolvente e transformadora.

Caderno do Educando – Atividades: Trata-se de um bloco de atividades que reúne diversos exercícios independentes que podem ser usados integral ou adaptados para o desenvolvimento dos temas de forma transversal no conteúdo formal. 

TEMA MÊS/DATA OFICIAL CADERNOS DO EDUCADOR CADERNO DO EDUCANDO
A Mágica da Água Salobra MARÇO: Dia da Água – 22 de março Material de Apoio Plano de Aula Atividades
Que Lama é Essa? ABRIL: Dia Nacional da Conservação do Solo – 15 de abril Material de Apoio Plano de Aula Atividades
A Trama do Manguezal MAIO: Semana do Meio Ambiente – Primeira semana de junho Material de Apoio Plano de Aula Atividades
Os Mangues dos Nossos Manguezais SETEMBRO: Dia da Árvore – 21 de setembro Material de Apoio Plano de Aula Atividades
As Aves dos Manguezais OUTUBRO: Dia das Aves – 5 de outubro Material de Apoio Plano de Aula Atividades

Os jogos educativos em grupo são fundamentais para o desenvolvimento do educando em sala de aula, promovendo habilidades sociais, como cooperação e comunicação, além de estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas em um ambiente lúdico e interativo. Pensando nisso, disponibilizamos aqui uma variedade de jogos inspirados em atividades populares para ajudar educadores a contextualizar os manguezais no ensino formal.

Estes jogos foram desenvolvidos por universitários do curso de Ciências Biológicas da UNESP, campus de São Vicente, como parte do projeto “Um Mangue no Meu Quintal” (MMQ). Sob a orientação da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro e da responsável pela disciplina de Educação Ambiental, Débora Freitas, os estudantes criaram planos de aula com atividades lúdicas, interativas e inclusivas.

O projeto MMQ cria uma ponte entre o trabalho teórico da universidade e a prática em sala de aula, proporcionando uma experiência real para os universitários e enriquecendo os recursos pedagógicos disponíveis para os educadores. Os trabalhos apresentados são avaliados com base em critérios como utilização de informações regionais, sequência didática, alinhamento com as habilidades do BNCC para o 5º ano e execução a baixo custo.

Após a revisão e institucionalização pela equipe do MMQ, os jogos estão prontos para serem usados como ferramentas pedagógicas que ampliam as estratégias de ensino sobre manguezais no estado de São Paulo.

Baixe os jogos, jogue e aprenda brincando! Inspire-se!

TEMA OBJETIVO JOGO ONLINE JOGO PARA IMPRESSÃO
Kahoot Manguezal O objetivo deste jogo é exercitar o conteúdo ministrado em sala de aula e estimular os alunos à pesquisarem sobre o assunto. Para descobrir a resposta certa, os alunos devem discutir em grupo e pesquisar nos materiais disponibilizados pelo professor. Jogue online Jogo Kahoot! Manguezal – Impresso
Meu Mangue? Ao olharmos para uma região estuarina com ocorrência de manguezal, podemos não perceber de forma instintiva todos os benefícios que este ecossistema fornece a nossa civilização. Por isso, o jogo meu mangue tem como objetivo apresentar de forma lúdica os serviços ecossistêmicos prestados pelo manguezal, por que eles são importantes e como usufruímos destes serviços no dia-a-dia.   Jogo Meu Mangue – A4
Quantos Mangos Vale? Este é um jogo de palpites que convida os participantes a mergulharem no mundo dos serviços ecossistêmicos prestados pelos manguezais. O objetivo? Descobrir, de forma divertida, quanto valeriam esses serviços incríveis se pudessem ser traduzidos em valores monetários. Monetizar é só para deixar o estudo mais concreto e fácil de entender, mesmo que o valor não capture tudo, até porque nenhuma tecnologia inventada pelo homem será capaz de superar os serviços prestados pela natureza.   Jogo Quantos Mangos Vale? – A4 
Trilha do Carbono Azul Este é um jogo de tabuleiro cujo objetivo é entender como os manguezais capturam e armazenam carbono da atmosfera, um processo conhecido como sequestro de carbono. Usando dados e peças improvisadas de forma criativa e sustentável, os jogadores exploram a importância dos manguezais na mitigação das mudanças climáticas e os desafios que enfrentam devido à ação humana. A cada rodada, os participantes relacionam a ação aos seus efeitos revelando a importância de conservar os manguezais para o bem-estar do planeta.   Jogo Trilha do Carbono Azul – A4

Tabuleiro – A3

Materiais produzidos no projeto Um Mangue no Meu Quintal

O projeto “Um mangue no meu quintal” também vem produzindo diversos materiais digitais sobre alguns temas abordados pelo projeto. Em linguagem divertida foram feitas para que as crianças possam compreender ainda melhor personagens que atuam na complexa trama da vida nos manguezais.

Materiais de Parceiros

Publicações de uso livre para baixar.

Materiais produzidos pelos professores

Música: Que Mangue é Esse?
Professor Ronaldo Santana Neves

Vídeo: Cascudo conhecendo o manguezal
Professor Ronaldo Santana Neves

Um olhar dentro do rio e dentro do mar
Claudia dos Santos Barros

Manguezal x Mangue
Claudia dos Santos Barros

Experiência Água Salobra
Equipe APA Marinha Litoral Centro

A elaboração das publicações e materiais do projeto é realizada de forma colaborativa com a participação de pesquisadores que voluntariamente assumiram a missão do projeto “Um Mangue no meu Quintal”.