QUALIDADE DA SEMENTE DE JUÇARA

As sementes de Palmeira Juçara devem apresentar coloração roxo-escuro brilhante, sem presença de antracnose (ferrugem) e que não contenham frutos verdes, vermelhos ou com qualquer tipo de mucilagem ou doença. O lote a ser entregue deverá conter apenas sementes com padrão de polpa e despolpadas.

Serão aceitas sementes após o processo de contratação ou que tenham sido coletadas com o máximo de 60 dias antes.

Poderão ser credenciadas áreas que contenham árvores adultas, em idade reprodutiva. As áreas de coleta poderão ser fragmentos de vegetação nativa, árvores plantadas nos quintais e outras, desde que seja possível comprovar a inexistência ou distância mínima de 300 metros de Palmeira de Açaí (Euterpe oleracea) para fins de controle de hibridação. .

O colhedor da sementes, ou o Responsável, deverá assinar um Termo de Responsabilidade de que fará as coletas em conformidade com o Anexo II do Edital, cujo texto segue abaixo:

 

1 – Coleta das sementes: Consiste em realizar a coleta conforme o padrão para polpa, significa escolher cachos com frutos roxo-brilhante. Preferencialmente cachos que sejam uniformes na maturação dos frutos, evitando cachos com muitos frutos verdes ou vermelhos e cachos com frutos que apresentem ferrugem ou antracnose (que dá aquela coloração fosca). Ou ainda evitar cachos que tenham mucilagens em torno dos frutos. Esta atividade compreende ainda a separação inicial dos frutos, ensacamento e transporte até locais de beneficiamento. As embalagens formadas na atividade deverão receber as informações da área, datas e coletores envolvidos.

ATENÇÃO: a coleta dos frutos é a atividade mais importante para garantir boa qualidade e boa germinação das sementes, sendo uma etapa fundamental no processo de produção.

2 – Beneficiamento: Consiste em separar as impurezas e frutos fora do padrão de polpa, para formação de lotes de sementes. Neste momento, deve-se ter especial atenção em não misturar embalagens de locais distintos, pois cada lote deverá ter informação identificada em etiqueta plástica conforme item 11 deste Anexo.

3 – Acondicionamento: em embalagens de rafia (mesmo que plástica, ao modo de sacaria de cebolas), com pesagem de 25kg, no dia após o beneficiamento e que tenha eliminado o excesso de umidade.

4 – Margem de pesagem: alcançada a pesagem de 25kg por embalagem de sementes, o contratado deve calcular perda de excesso de umidade no transcorrer de tempo entre essa operação e a de entrega, e com isso a diminuição do valor inicial.

5 – Armazenamento das sementes: Após o processo de beneficiamento, as sementes deverão ser armazenadas em condições adequadas, pelo fornecedor, até que seja destinada à Fundação Florestal. O armazenamento deverá ocorrer em câmaras frias (condição de temperatura 3 a 5 graus Celsius e umidade relativa do ar em 90%). Não havendo esta condição será aceito o armazenamento em salas refrigeradas ou em geladeiras comuns. Ainda caso não haja estes equipamentos, será aceito armazenamento em local fresco e seco e em embalagem de rafia, ou outra que acondicionem corretamente a semente, de 25 por no máximo 60 dias.

6 – Condição ideal da semente para o repovoamento: As sementes que serão lançadas para plantio, deverão estar secas, porém não desidratadas, despolpadas, e livre de pedações de raquilas, de ciscos e impurezas dos materiais do caroço. Portanto, é preciso que as atividades de beneficiamento sejam feitas, preparando as sementes para estas condições.

7 – Despolpa alternativa dos frutos. A remoção da polpa, nestes casos, pode ser feita umedecendo as sementes nos sacos, deixando “fermentar” por alguns dias. Em seguida, utilizar água e peneiras para macerar os frutos e remover a polpa. Depois, deve-se deixar as sementes secando em local sombreado e ventilado por alguns dias. Deve-se evitar a secagem em local ensolarado, para não perder o poder germinativo das sementes. As sementes que forem despolpadas para uso da polpa, já saem prontas para uso na semeadura. Basta apenas fazer a secagem à sombra.

8 – As sementes quando não forem entregues para utilização imediata em plantios, deverá passar por operações, semelhantes ao de pós processamento da polpa. Deve-se proceder com beneficiamento, de peneiramento ou abano, para limpar as impurezas junto das sementes. Com 15 dias de antecedência aos plantios é importante que seja feito novo processo de remoção das impurezas, e se necessário, secagem à sombra das sementes.

9 – Aferição da qualidade das sementes: consiste em verificar se o lote formado é composto por sementes com padrão de polpa e com padrão de germinação adequada para semeadura. Esta atividade será feita pelo contratado e poderá, a qualquer tempo, ser acompanhada por pessoa indicada pela equipe do Programa de Conservação da Palmeira Juçara. As sementes adquiridas pelo Programa poderão ser analisadas em laboratório, por amostragem representativa, conforme legislação especifica. O custo da análise das sementes será por conta da Fundação Florestal.

10 – Formação dos Lotes de semente: consiste em formar lotes uniformes de sementes. Para efeito deste processo de contratação, serão considerados lotes, toda a quantidade colhida numa determinada área de coleta, na mesma data e pela mesma equipe de coletores. Lotes mínimos aceitos são de 50kg. Já quando se tratar de uma área extensa, cada equipe formará um lote distinto, mesmo quando colhidos no mesmo sítio. Isto facilitará qualquer tipo de controle, tanto de procedência, como de qualidade dos serviços. Serão considerados lotes aqueles entregues em embalagens com sementes despolpadas. Quando um mesmo fornecedor entregar mais de um lote deverá enviar junto uma planilha descritiva de cada lote, nesse conjunto contratado, deve ser anexada quando no ato dessa entrega.

11– Etiquetagem de cada embalagem: A anotação de 7 (sete) informações solicitadas: (1) local, (2) data da coleta, (3) número estimado de matrizes fornecedoras ao lote, (4) quantidade em kg, (5) nome do coletor e responsável pela coleta de sementes, (6) número de lote, (7) nome do sítio de coleta. Utilizar materiais duráveis, de preferência etiqueta de plástico para garantia da permanência de tais informações.

12 – Para o processo de contratação o fornecedor será apoiado pela equipe do Programa, para as devidas inscrições no RENASEM, como coletor ou produtor de sementes e para a comunicação de coleta, conforme Resolução SMA 189/2018.