Saiba mais sobre o Manejo de Árvores na Feena


Algumas árvores da Unidade de Conservação passaram a oferecer riscos aos visitantes e aos que trabalham na floresta e precisam ser removidas.

A Feena – Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade recebe mais de 100 mil visitantes por ano, que circulam pela zona de uso público, fazem uso de trilhas para caminhadas ou treinos esportivos, percorrendo-as a pé ou de bicicletas.

A gestão da unidade tem o compromisso de oferecer segurança aos seus visitantes, evitando acidentes que tenham relação com árvores e galhos em risco de queda.

É preciso lembrar que a Feena é uma floresta centenária, formada basicamente por eucaliptos plantados pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro a partir de 1909. A unidade tornou-se uma referência mundial devido aos trabalhos realizados pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, que se dedicou ao estudo de algumas espécies, principalmente, para produção de lenha e de dormentes.

O inventário das árvores a serem removidas da Feena identificou, depois de um trabalho técnico minucioso, os exemplares que cumpriram seu ciclo de vida. Apresentam troncos e galhos secos e podem vir a cair a qualquer momento, pela fragilidade da estrutura, pela ação dos ventos e das chuvas.

Passados mais de 100 anos, eucaliptos originais em boas condições convivem com uma regeneração intensa do sub-bosque da unidade. Alguns trechos deste sub-bosque são caracterizados por uma vegetação baixa, com alta infestação por lianas, gramíneas e com estrutura de dossel precária; e outros, por uma vegetação regenerante bem desenvolvida, com diversidade de espécies, estrutura de dossel arbóreo bem estabelecida, árvores nativas de grande porte e sem infestação por lianas e gramíneas.

O serviço a ser executado, preservará todas as árvores saudáveis, o que inclui os chamados “brasões” (os eucaliptos de grande porte, com carga genética de extrema importância), e outras espécies, como as nativas, que precisam de uma condução adequada de regeneração natural.

Portanto, o serviço de remoção de árvores na Feena deve ser entendido como uma ação de educação ambiental, pela capacidade de sensibilizar pessoas e por levá-las a conhecer um pouco mais acerca de como a natureza funciona.  Um sistema equilibrado, que também conta com árvores em processo de degeneração, que ao perderem suas funções vitais podem vir a causar impactos consideráveis e irreversíveis, pelo simples descarte de galhos ou pelo tombamento de troncos com volume relevante e vários metros de altura.

 

O que é?
A FEENA
Relatório
Boletim Março 2022
Boletim Abril 2022