Sobre o projeto

Para quem mora no litoral é muito comum andar um pouquinho e dar de cara com um Manguezal….
Mas será que todo mundo sabe o tesouro que temos bem no quintal da nossa cidade, bairro?

Será que sabem quem vive lá, como eles se relacionam, e como essas relações afetam nossas vidas?

É…. quando não sabemos dessas coisas, perdemos a oportunidade de termos empatia com este ambiente ficando a falsa impressão de se tratar de um lugar pegajoso, fedorento e sem função. Isso é muito ruim, pois esta indiferença resulta na sua degradação silenciosa, colocando em cheque a biodiversidade costeira, que encontra neste ecossistema um importante berçário; a proteção das cidades litorâneas; além de capacidade de fixação de carbono.

Precisamos mudar este olhar. Precisamos provocar empatia pelos manguezais que estão nos quintais das nossas cidades… porque o quintal nos acolhe e, precisamos acolhê-lo. É nesta premissa que nasceu o projeto de educação ambiental “Um Mangue no meu Quintal” cujo objetivo inspira no dialogar com a realidade da comunidade local por meio da escola, a partir da contextualização formal, transversal e continuada, com projetos de intervenções sobre manguezal de acordo com os temas do calendário ecológico.

Espera-se o despertar do sentimento de pertencimento, valorização e auto estima dos alunos em relação ao seu meio ambiente. Tais valores são elementos primários para a transformação pessoal e consequente atuação crítica e eco cidadã.

Este projeto é articulado pela Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro junto com as APAs Marinhas do litoral Sul e Norte, Parque Estadual da Restinga de Bertioga, Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleos Curucutu e Bertioga e Mosaico de Juréia-Itatins.

Saiba mais sobre essas UCs

Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro

Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul

Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte

Mosaico de Jureia Itatins

Parque Estadual Itinguçu

Parque Estadual Restinga de Bertioga

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curucutu

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Bertioga

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Barra do Una

Querido(a) educador(a),

Aqui você encontrará um compilado de informações para auxiliar na aplicação das atividades práticas em sala de aula. Este material é elaborado a várias mãos, em parceria com professores e estudantes de diversas Universidades, pesquisadores que atuam ou atuaram nas unidades de conservação, Instituto de Pesca e ONGs de defesa sócio-ambiental e Núcleos de Educação Ambiental Municipal de Bertioga e Itanhaém.

O caderno do professor é divido em dois materiais:

A – Material de Apoio

A ideia deste material é fazer uma transposição pedagógica das pesquisas científicas realizadas nas unidades de conservação para uma linguagem pensada especialmente no colegiado de professores. O conhecimento produzido pela comunidade de pesquisadores que interagem com as nossas UCs é muito valoroso, e nosso desejo é que ele transborde os espaços que ocupa atualmente, e chegue até os educandos, que, no caso também são moradores e parte das comunidades que interagem com os Manguezais presentes nos “quintais” das escolas partícipes deste projeto.

B – Atividades para Plano de aula

O material oferece um compilado de atividades, planilhas de exercícios e links de músicas e vídeos educativos para orientar e inspirar estratégias pedagógicas a serem desenvolvidas em sala de aula ou fora dela sobre o tema proposto. As atividades poderão ser pontuais, mas o ideal é ser base para a realização de um projeto contínuo, inter e multidisciplinar e alinhado com o tema manguezal.

Caderno do Professor – A Mágica da Água Salobra

O tema deste caderno apresenta propostas de subsídios de atividades/projetos a serem desenvolvidos em celebração ao Dia das Águas e Dia dos Rios por meio do contexto do encontro da água doce com a água salgada. É a mágica da água salobra que acontece nos estuários.

Pais & Mestres,

Neste espaço está disponível uma ampla diversidade de atividades, todas correlacionadas ao manguezal à luz das diretrizes propostas pela Base Comum Nacional Curricular e Currículo Paulista. São atividades de discriminação visual, raciocínio lógico e temporal, de interpretação de texto, matemática, coordenação motora fina, entre outros, e têm como objetivo complementar a atividade a ser desenvolvida pelo professor. As atividades podem ser adaptadas, conforme o conteúdo vigente, desde a pré-escola até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Com esta plataforma, todos podem baixar e desenvolver as atividades com orientação da escola ou de forma autônoma, junto aos responsáveis.

As atividades podem sofrer alterações para cada município participantes do projeto, pois o conteúdo são adaptados para os manguezais e Unidades de Conservação presentes nas localidades.

Você, aluno do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, quer aprender Português, Matemática e Sociedade & Natureza a partir da explicação da Mágica da Água Salobra?

Abaixo você terá acesso a uma série de cadernos temáticos para imprimir e já começar a conhecer mais sobre esse tema. O primeiro disponível é sobre as Bacias Hidrográficas:

Você, aluno do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, quer aprender Português, Matemática, Artes e Sociedade & Natureza a partir das Aves dos Manguezais? Se você tem mania de fazer desenho em zoom, vai gostar desta atividade de desenhar observando o quadrante da grade. Confira:

Que tal, conhecer melhor a história de algumas espécies de aves do manguezal e já exercitar conceitos de português, hein?

Se você gosta de enigma e colorir, esta é uma tarefa legal para você.

O projeto “Um mangue no meu quintal” também vem produzindo diversos materiais digitais sobre alguns temas abordados pelo projeto. Em linguagem divertida foram feitas para que as crianças possam compreender ainda melhor personagens que atuam na complexa trama da vida nos manguezais.

Um projeto colaborativo – “Me dê a mão, para que juntos possamos fazer aquilo que não posso fazer sozinho”

O grande segredo deste projeto é a sua essência colaborativa, quando é de todos para todos.

E um grande colaborador que faz tudo se tornar viável são as Secretarias Municipais de Educação de Bertioga e Itanhaém que abriram as portas de suas escolas e convidaram os seus PROFESSORES que de forma voluntária aderiram a proposta e vem protagonizando esta alfabetização ecológica.

Para subsidiar este processo educacional, contamos com três grandes times. O primeiro dos pesquisadores e estudantes de varias universidades que atuam nos manguezais protegidos e que tem na missão de transpor o conhecimento acadêmico das pesquisas sobre cada tema abordado pelo projeto para o mundo educacional de ensino fundamental.

O outro time são as organizações socioambientais e os Núcleos de Educação Ambiental de Bertioga e Itanhaém que sistematizam suas experiências de como abordar esses temas de forma lúdicas, praticas, para inspirar os professores em seus planos de aula.

O terceiro time são as equipes de monitores ambientais da fundação e voluntários além da assessoria técnica da Fundação Florestal que vem propondo materiais didáticos como forma de complementar o ensino em sala de aula ao partir do pressuposto que o incentivar o posicionamento critico e emancipador alinhado a proteção dos manguezais é consequência do entendimento da sua biodiversidade, do ambiente em si e como eles se interagem.

Aqui você encontrará um compilado de informações para auxiliar na aplicação das atividades práticas em sala de aula. Este material é elaborado a várias mãos, em parceria com professores e estudantes de diversas Universidades, pesquisadores que atuam ou atuaram nas unidades de conservação, Instituto de Pesca e ONGs de defesa sócio-ambiental e Núcleos de Educação Ambiental Municipal de Bertioga e Itanhaém.

O caderno do professor é divido em dois materiais:

A – Material de Apoio

A ideia deste material é fazer uma transposição pedagógica das pesquisas científicas realizadas nas unidades de conservação para uma linguagem pensada especialmente no colegiado de professores. O conhecimento produzido pela comunidade de pesquisadores que interagem com as nossas UCs é muito valoroso, e nosso desejo é que ele transborde os espaços que ocupa atualmente, e chegue até os educandos, que, no caso também são moradores e parte das comunidades que interagem com os Manguezais presentes nos “quintais” das escolas partícipes deste projeto.

B – Atividades para Plano de aula

O material oferece um compilado de atividades, planilhas de exercícios e links de músicas e vídeos educativos para orientar e inspirar estratégias pedagógicas a serem desenvolvidas em sala de aula ou fora dela sobre o tema proposto. As atividades poderão ser pontuais, mas o ideal é ser base para a realização de um projeto contínuo, inter e multidisciplinar e alinhado com o tema manguezal.

Caderno do Professor – A Mágica da Água Salobra

O tema deste caderno apresenta propostas de subsídios de atividades/projetos a serem desenvolvidos em celebração ao Dia das Águas e Dia dos Rios por meio do contexto do encontro da água doce com a água salgada. É a mágica da água salobra que acontece nos estuários.

Neste espaço está disponível uma ampla diversidade de atividades, todas correlacionadas ao manguezal à luz das diretrizes propostas pela Base Comum Nacional Curricular e Currículo Paulista. São atividades de discriminação visual, raciocínio lógico e temporal, de interpretação de texto, matemática, coordenação motora fina, entre outros, e têm como objetivo complementar a atividade a ser desenvolvida pelo professor. As atividades podem ser adaptadas, conforme o conteúdo vigente, desde a pré-escola até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Com esta plataforma, todos podem baixar e desenvolver as atividades com orientação da escola ou de forma autônoma, junto aos responsáveis.

As atividades podem sofrer alterações para cada município participantes do projeto, pois o conteúdo são adaptados para os manguezais e Unidades de Conservação presentes nas localidades.

Você, aluno do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, quer aprender Português, Matemática e Sociedade & Natureza a partir da explicação da Mágica da Água Salobra?

Abaixo você terá acesso a uma série de cadernos temáticos para imprimir e já começar a conhecer mais sobre esse tema. O primeiro disponível é sobre as Bacias Hidrográficas: