A proposta na íntegra sobre o projeto, diretrizes, estratégias e cronograma de atividades pode ser observado no escopo do projeto disponível abaixo.
Educadores do 5º ano do ensino fundamental I de escolas inseridas em municípios com presença de unidades de conservação da Fundação Florestal que protegem ecossistema de manguezal preferencialmente, localizada dentro do raio de 2km do manguezal protegido (incluindo a zona de amortecimento).
A adesão será voluntária, por meio da inscrição por parte do educador na modalidade livre. Todavia, de acordo com as articulações a serem desenvolvidas entre as Unidades de Conservação e as respectivas Secretarias Municipais de Educação, a adesão poderá ser obrigatória mediante a convocação pelo município na modalidade conduzida.
A determinação da quantidade de educadores e unidades escolares fica a critério de cada Unidade de Conservação (UC).
Modalidade livre: os materiais didáticos serão disponibilizados no site do Programa Mar sem Lixo, sem a necessidade de supervisão ou acompanhamento da equipe.
Público alvo: Todos os educadores interessados.
Certificação: Não há emissão de certificado.
Modalidade conduzida: modalidade conduzida consiste na modalidade livre, acrescida do acompanhamento via Google Classroom pela equipe do Mar Sem Lixo na escola, com o objetivo de esclarecer dúvidas, promover formações presenciais e saídas de campo com as equipes das Unidades de Conservação locais.
Público alvo: Educadores do corpo docente da unidade escolar a ser indicada pela Diretoria de Ensino das Regiões.
Certificação: Será emitido mediante solicitação e comprovação do engajamento do projeto nas escolas e com o de acordo a Secretaria Municipal de Ensino.
Atualmente a inscrições para os educadores não estão abertas. Novidades serão divulgadas.
A Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro realiza monitorias para os universitários do curso de Ciências Biológicas da UNESP campus de São Vicente, na disciplina de Educação Ambiental. Como parte da avaliação da disciplina, a turma desenvolve planos de aula com atividades lúdicas, interativas e inclusivas sobre o projeto “Um Mangue no Meu Quintal”.
As monitorias realizadas pela equipe da unidade consistem em uma série de encontros durante o período da disciplina onde os discentes são acompanhados e orientados para evolução dos projetos. Após as monitorias os projetos são avaliados de acordo com os critérios, como: utilização de informações da região, sequência didática (contínuo e transversal), observação das habilidades do BNCC para o 5º ano, participação nas monitorias, materiais e ferramentas abertos para acesso externo, inclusivo, lúdico e execução a custo zero ou baixo custo.
As atividades produzidas pelos universitários, ficam disponibilizadas neste espaço como forma de ampliar as possibilidades de estratégias pedagógicas para tema tão especial e muitas vezes escasso: o manguezal no estado de São Paulo.
As atividades são contextualizadas para atender às diversas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Aproveite e inspire-se!
TEMA | PLANO DE AULA |
Invertebrados | Invertebrados do mangue: Jogo Invertraburro |
Aves | Super Trunfo “Aves do Mangue” e Lapbook sobre aves do mangue |
Elasmobrânquios | Jogo Dobble dos Elasmobrânquios |
Mamíferos | Mamíferos do mangue Jogo palavra secreta Gincana de Cartões |
Quelônios | Jogo dos 7 erros |
Recursos Pesqueiros |
Pesca no mangue Siga a linha de pesca Teatro do pescador |
Materiais 2023
Os materiais didáticos visam conciliar as propostas de temas de conteúdos às datas ecológicas comemorativas oficiais, pela maioria dos municípios do Litoral Centro. Esses temas são complementares, de maneira que, ao final do ano, será possível ter uma visão integral e holística do ecossistema manguezal. A forma como o educador irá abordar o assunto em sala de aula é livre. O importante é convidar o educando a pensar sobre o tema proposto buscando explorar os conteúdos de forma transversal e continuada.
Os materiais propostos nesta seção são referentes aos materiais desenvolvidos na edição do ano anterior – Edição 2023. Para ter acesso aos materiais didáticos desenvolvidos para edição deste ano – Edição 2024 – veja mais informações na seção inscrições.
Os cadernos temáticos estão vinculados à datas ambientais descritas abaixo. Cada tema possui um conjunto de 3 cadernos como estratégia de trazer o conteúdo: cadernos para educadores (material de apoio e plano de aula) e caderno para educandos (caderno de atividades).
MÊS | TEMA | DATA OFICIAL |
MARÇO | A Mágica da Água Salobra | Dia da Água – 22 de março |
ABRIL | Que Lama é Essa? | Dia Nacional da Conservação do Solo – 15 de abril |
MAIO | A Trama do Manguezal | Semana do Meio Ambiente – Primeira semana de junho |
SETEMBRO | Os Mangues dos Nossos Manguezais | Dia da Árvore – 21 de setembro |
OUTUBRO | As Aves dos Manguezais | Dia das Aves – 5 de outubro |
Caderno do Educador – Material de Apoio: Trata-se de um recurso educacional que traz uma adaptação pedagógica das pesquisas realizadas nas áreas protegidas pela Fundação Florestal, com ênfase nos manguezais do litoral paulista. Nosso objetivo é tornar as informações produzidas mais acessíveis, proporcionando uma oportunidade para a sociedade se apropriar e compreender melhor o “quintal da escola”. Esta publicação é fruto de uma colaboração única, contando com a participação engajada de pesquisadores que voluntariamente se uniram ao projeto “Um Mangue no meu Quintal”. Acreditamos que a divulgação desse conhecimento é essencial para fortalecer o entendimento coletivo sobre a importância dos manguezais, enriquecendo a relação da comunidade com esse ecossistema singular.
Caderno do Educador – Plano de Aula: Trata-se de propostas de sequências didáticas fundamentadas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Paulista por meio de em uma abordagem lúdica e contextualizada no tema manguezal. É um convite a inspirar em uma educação ambiental envolvente e transformadora.
Caderno do Educando – Atividades: Trata-se de um bloco de atividades que reúne diversos exercícios independentes que podem ser usados integral ou adaptados para o desenvolvimento dos temas de forma transversal no conteúdo formal.
Tema/Público | CADERNOS DO EDUCADOR | CADERNO DO EDUCANDO | |
A Mágica da Água Salobra | Material de Apoio | Plano de Aula | Atividades |
Que Lama é Essa? | Material de Apoio | Plano de Aula | Atividades |
A Trama do Manguezal | Material de Apoio | Plano de Aula | Atividades |
Os Mangues dos Nossos Manguezais | Material de Apoio | Plano de Aula | Atividades |
As Aves dos Manguezais | Material de Apoio | Plano de Aula | Atividades |
Materiais 2024
Os materiais propostos nesta seção são referentes aos materiais desenvolvidos no ano de 2024.
Os cadernos foram reorganizados em dois cadernos (principais e pitadas), como proposta de atividades optativas.
CADERNOS PRINCIPAIS
Caderno I: Os Manguezais & Mudanças Climáticas
Objetivo de aprendizagem: compreender a conservação dos manguezais e seu papel no enfrentamento das mudanças climáticas.
Caderno II: Os Mangues dos Nossos Manguezais
Objetivo de aprendizagem: conhecer quais vidas formam a trama dos manguezais e como eles se relacionam entre si.
PITADAS
Pitadas são atividades pontuais e preparadas para apresentar a importância do estuário como berçário do mar. Cada publicação é vinculada a datas comemorativas, temporadas de pesca ou fases importantes no ciclo de vida das espécies locais. Pais e educadores podem imprimir atividades individualmente conforme o interesse, embora estejam agrupadas em blocos.
Estas atividades lúdicas e contextualizadas sobre o manguezal do nosso quintal, ajudam a trabalhar conteúdos de forma divertida e educativa. Divirta-se aprendendo!
MATERIAL | TEMA | DATA |
Caderno I | Os Manguezais & Mudanças Climáticas | |
Caderno II | Os Mangues dos Nossos Manguezais | |
Atividade Optativa | Pitada Caranguejo | Janeiro e fevereiro: Andada do caranguejo ucá |
Atividade Optativa | Pitada Tainha (Língua Portuguesa) | Junho: Temporada da Tainha e recursos pesqueiros do manguezal |
Atividade Optativa | Fandango – A Dança Caiçara | Agosto: Folclore |
Atividade Optativa | Aves | Outubro: Dia das Aves |
Atividade Optativa | Rei Robalo | Novembro: Dia do Rio |
Materiais produzidos no projeto Um Mangue no Meu Quintal
O projeto “Um mangue no meu quintal” também vem produzindo diversos materiais digitais sobre alguns temas abordados pelo projeto. Em linguagem divertida foram feitas para que as crianças possam compreender ainda melhor personagens que atuam na complexa trama da vida nos manguezais.
Materiais de Parceiros
Publicações de uso livre para baixar.
Materiais produzidos pelos professores
Música: Que Mangue é Esse?
Professor Ronaldo Santana Neves
Vídeo: Cascudo conhecendo o manguezal
Professor Ronaldo Santana Neves
Um olhar dentro do rio e dentro do mar
Claudia dos Santos Barros
Manguezal x Mangue
Claudia dos Santos Barros
Experiência Água Salobra
Equipe APA Marinha Litoral Centro
A elaboração das publicações e materiais do projeto é realizada de forma colaborativa com a participação de pesquisadores que voluntariamente assumiram a missão do projeto “Um Mangue no meu Quintal”.