O Estado de São Paulo está apostando no gás natural como o insumo de transição para as energias renováveis e na garantia da segurança energética do maior parque industrial do Brasil.

São Paulo é o maior consumidor nacional de gás natural, utilizando anualmente cerca de 5 bilhões de metros cúbicos, sendo que a indústria paulista consome mais de 80% desse valor.

Apesar de ser um combustível fóssil, o gás natural é uma alternativa ambientalmente vantajosa em comparação com o óleo combustível, contribuindo com a redução da emissão de gases de efeito estufa.

O Estado está dividido em três áreas de concessão de distribuição de gás canalizado, sendo atendido pelas empresas Comgás, Gás Brasiliano e Gás Natural Fenosa.

São Paulo conta com uma extensa rede de gasodutos, que trazem o gás natural da Bolívia e do pré-sal da Bacia Santos para o consumo local e o movimentam para o sul do país, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ao todo, São Paulo possui mais de 24,5 mil quilômetros de gasodutos de distribuição, que atende a 153 municípios paulistas.

Link para a notícia: https://semil.sp.gov.br/2023/03/seminario-discute-avancos-para-o-mercado-de-gas-natural-em-sp/

Link para o Evento – Seminário do Mercado de Gás Natural no Estado de São Paulo: https://www.youtube.com/watch?v=nw-MukSpZ6g

Acesse a área de Dados Energéticos e confira as informações mais atuais do setor de energia no Estado de São Paulo.