O Adote Um Parque é um programa de parcerias criado pela Fundação Florestal para os amantes da natureza que, conscientes da importância da preservação ambiental do nosso planeta, querem contribuir para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais no Estado de São Paulo. Seu principal objetivo consiste em salvaguardar o patrimônio natural existente, protegendo espécies raras da fauna e da flora em seus habitats naturais, muitas delas ameaçadas de extinção, e de recursos como a água doce, garantida pelas florestas e tão necessária à nossa sobrevivência.

A iniciativa prevê doações e patrocínios voluntários à Fundação Florestal e suas 105 Unidades de Conservação (dados de maio de 2021) que perfazem mais de 4,6 milhões de hectares, dos quais 2,5 milhões compostos por Mata Atlântica – um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo –, além do Cerrado, que também está entre os mais ameaçados do planeta, e mais de um milhão de hectares de ecossistemas marinhos.

É na Mata Atlântica protegida que o muriqui, o maior primata das Américas, salta de galho em galho e encontra refúgio para cuidar de seus filhotes; que o tatu faz sua toca, que borboletas polinizam espécies da flora e que a onça pintada faz longas caminhadas atrás de suas presas.

É nas áreas protegidas marinhas que se garante a preservação de corais, que demoram milhões de anos para se desenvolverem, a reprodução de peixes que servem como alimento para nós e para tubarões, a produção do fitoplâncton que, mais do que a Amazônia, faz a função de pulmão do mundo ao sequestrar carbono da atmosfera.

Diante da grande dimensão e da complexidade de gestão das unidades de conservação, a parceria com a iniciativa privada é fundamental para desenvolver projetos de conservação, o turismo sustentável, a educação ambiental, a pesquisa e outras ações da Fundação Florestal.

O Adote Um Parque incentiva a aproximação à natureza, às causas ecológicas e à proteção das áreas naturais em todo o território paulista. A integração da sociedade às Unidades de Conservação assegura o equilíbrio e a coexistência entre o homem e a natureza, propiciando mais qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.

O Programa Adote um Parque, por meio de Termos de Doação ou Patrocínio, é iniciativa que permite que pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza, públicas ou privadas beneficiem as áreas protegidas por meio de:

  • Adoção de trilhas, atrativos e/ou Unidades de Conservação;
  • Construção, manutenção, reforma ou adequação de Centros de Visitantes, sedes administrativas, bases operacionais e de pesquisa;
  • Estruturas ou placas de sinalização de trilhas e atrativos;
  • Adoção temporária de espécie animal, com estabelecimento de medidas de proteção;
  • Doação de bens móveis, vantagens e materiais de consumo para o apoio à gestão de UCs;
  • Prestação de serviços de qualquer natureza;
  • Desenvolvimento, implantação e/ou manutenção de programas e projetos voltados à educação ambiental; visitação/uso público; voluntariado; proteção à biodiversidade; comunicação e marketing da Fundação Florestal e das UCs, incluindo materiais digitais, impressos e souvenires, entre outros.

As doações podem ser feitas de diversas maneiras: em espécie; bens móveis ou imóveis; materiais de consumo ou ainda em vantagens ou serviços de qualquer natureza. Mediante chamamento público prévio simplificado, o doador ou patrocinador poderá publicar sua marca nas estruturas ou projetos por ele apoiados dentro da Unidade de Conservação ou em materiais de divulgação, entre outras contrapartidas que podem ser propostas junto à FF. Sem exceção, todos os participantes serão oficialmente reconhecidos como parceiros da conservação e poderão divulgar suas ações em prol do meio ambiente. Inclusive, a Fundação Florestal disponibilizará um selo do programa Adote um Parque, que poderá divulgado em seus canais de comunicação. Além de aumentar a visibilidade da empresa, as iniciativas agregam valor, elevando o potencial de retorno financeiro e atraindo novos investidores. Um impacto positivo a todos os envolvidos.

Para mais informações acesse a Portaria Normativa FF/DE nº 382/2023.

Faça parte!