Os polinizadores são fundamentais para a manutenção da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos, incluindo a produção agrícola em todas as suas escalas. Neste contexto, as Unidades de Conservação (UC) têm grande importância por serem locais de abrigo para diversas espécies, funcionando como centros de irradiação de biodiversidade, principalmente para áreas rurais degradadas.
O Programa Abelhas Nativas da Fundação Florestal propõe a conservação das abelhas nativas nos biomas Mata Atlântica e Cerrado presentes nas UC, e a divulgação da importância desses polinizadores por meio de pesquisa, educação ambiental e comunicação.
Considerado prioritário pela Fundação Florestal, o Programa pretende implantar meliponários educativos nas UC por meio da captura dos enxames através da instalação de ninhos-isca e de resgates na própria área da UC e capacitar equipes e parceiros. Ainda, o projeto visa a monitorar o efeito de defensivos agrícolas em colmeias de abelhas nativas em UC piloto.
O Programa também busca incentivar a criação de abelhas nativas no entorno das UC, beneficiando diversos atores e fomentar a restauração ecológica com espécies nativas amigáveis às abelhas.
O programa conta com um grupo de trabalho, composto pela Fundação Florestal e o Departamento Estadual de Fauna (DeFau), da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) da SEMIL.
Atualmente, são 20 meliponários
Workshop 1 – Lançamento do Programa Abelhas Nativas
Live de um ano do Jardim da Baronesa – Jardim Funcional para Abelhas Nativas – FEENA
Live do Dia Mundial da Abelha: A Polinização e os Benefícios para Áreas com Vegetação Nativa
Live: “Abelhas nativas em Reservas Particulares do Patrimônio Natural”
Workshop – Dia mundial das abelhas: conhecendo as abelhas nativas solitárias
Participe! Programa Abelhas Nativas
Workshop – Dia mundial das abelhas: conhecendo a abelha boca de sapo
Participe! Observação de Abelhas Nativas nas Unidades de Conservação
Projeto Biota/FAPESP/FF
- Ficha das Abelhas Paulistas
- Vídeo
- E-book
Resolução CONAMA nº 496, de 19 de agosto de 2020 – disciplina o uso e o manejo de abelhas-nativas-sem-ferrão em meliponicultura
Resolução SIMA n° 11, de 03 de fevereiro de 2021 – cria a categoria de empreendimento de fauna silvestre “Meliponário” e dispõe sobre os procedimentos autorizativos para o uso e manejo de abelhas-nativas-sem-ferrão no Estado de São Paulo
Portaria Normativa FF nº 361/2022 – Institui o Programa Abelhas Nativas da Fundação Florestal
Portaria FF DE nº 316/2022 – Constitui o Grupo Técnico que coordenará o Programa Abelhas Nativas da Fundação Florestal