FUNDAÇÃO FLORESTAL PARTICIPA DA VIRADA INCLUSIVA 2023
A Fundação Florestal oferece trilhas acessíveis em diversas Unidades de Conservação, com destaque para os Parques estaduais Jaraguá, Juquery, Carlos Botelho e Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar.
A Virada Inclusiva, evento que tem por objetivo mobilizar os direitos culturais das pessoas com deficiência, neste ano São Paulo oferece uma série de atividades especiais, entre os dias 02 e 09 de dezembro.
As atividades nos parques estaduais Jaraguá e Juquery com a presença de interpretes de libras que transmitirão as informações prestadas pelos monitores ambientais, ocorrerão no dia 02 de dezembro, com atendimento das 08h às 16h.
Além disso, diversas trilhas podem ser realizadas com auxílio da cadeira jullieti, especialmente desenhada para inclusão ambiental das pessoas com deficiência. As trilhas podem ser agendadas no site https://parquesinclusivos.ingressosparquespaulistas.com.br/
Para este ano, a FF e SEDPcD elaboraram um guia de trilhas acessíveis em braile, que ficarão disponíveis para consulta nas Unidades de Conservação geridas pela FF.
Trilhas sensoriais, palestras e dinâmicas ecológicas estão entre as vivências que serão oferecidas nas três unidades de conservação geridas pela Fundação Florestal, entidade vinculada à Secretaria de meio ambiente, Infraestrutura e logística (SEMIL).
Idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a Virada marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. A data, portanto, marca um movimento contínuo de ressignificação da sociedade e de mudança de paradigma nas relações sociais e interação com o meio ambiente.
A coordenação da Virada Inclusiva 2023 programou inúmeras atividades culturais, esportivas e de recreação nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, centro culturais, bibliotecas, metrô e demais espaços coletivos, públicos e privados, na capital e outros municípios do estado.
Confira a programação completa: