No último domingo, 13, a equipe de fiscalização do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, em parceria com a Polícia Ambiental, realizou mais uma Operação Pró-Parque, com o objetivo de combater a atividade de caça dentro da Unidade de Conservação. As buscas foram centralizadas na região sul de Ubatuba, área onde há grande atuação de caçadores.
Como resultados da ação, foram presos em flagrante dois homens, que portavam duas espingardas, uma calibre 28 e outra calibre 36, dois canos, além de 24 cartuchos, 186 unidades de espoletas, meio quilo de chumbo e quatro pios de caça, utilizados para atrair animais imitando seus sons. Os dois caçadores receberam ordem de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia. Eles responderão processo por porte ilegal de armas e caça nos domínios do Parque Estadual da Serra do Mar. As armas foram encaminhadas para o Intituto de Criminalística.
A Fundação Florestal, gestora do Parque Estadual da Serra do Mar, tem intensificado suas ações de fiscalização, com o objetivo de coibir ações que prejudiquem o bioma da Mata Atlântica. As equipes de Fiscalização do PESM – Núcleo Picinguaba realizam trabalhos diários, através de incursões na mata à procura de caçadores, ranchos, estaleiros, armadilhas, cortes de palmitos, extração ilegal de madeira, bem como as construções ilegais dentro dos limites do Parque. No mês passado, um rancho com diversos petrechos de caça foi desmantelado na região Norte do município. A ação também resultou na prisão de dois caçadores.
Por: Aline Rezende