O gestor da Estação Ecológica de Jataí, Edson Montilla de Oliveira será um dos palestrantes no Fórum SENAC para o Meio Ambiente, que será realizado no auditório da entidade em Araraquara, entre os dias 23 e 27 de abril. Na agenda do evento serão debatidas desde problemas ambientais observados no município, ações de controle, temas contemporâneos como a questão da “prática sustentável”, crimes ambientais na macrorregião de Ribeirão Preto, entre outros,conforme registra o programa do evento.

Haverá também um espaço destinado à Estação Ecológica de Jataí, com destaque, segundo Edson Montilla para o Plano de Manejo da Unidade de Conservação. Montilla informa que vai fazer uma contextualização sobre o que são as áreas ambientais protegidas do Estado de São Paulo, mostrando a diferença entre uma unidade de proteção integral e outra de uso sustentável, mas irá privilegiar no espaço de sua apresentação, a Estação Ecológica de Jataí, sua história e importância para a biodiversidade regional.

Quando for tratar do Plano de Manejo, Montilla diz que vai informar sobre a importância dessa ferramenta para a gestão das Unidades de Conservação. No que diz respeito à EE Jataí, abordará o diagnóstico ambiental do lugar, tratando das pressões antrópicas, o zoneamento interno, explicará a importância da zona de amortecimento para a proteção da unidade propriamente, bem como, fará uma explanação sobre os programas de gestão em curso, sem esquecer dos desafios da conservação da área, diante das atividades econômicas impactantes.

O Programa do Evento pode ser conhecido AQUI. As inscrições segundo os organizadores é gratuita. Podem ser feitas pelo telefone (16) 3114 3000. O evento conta com o apoio do SEBRAE e do Viveiro de Mudas Beija Flor.