A Fundação Florestal, por meio do Parque Estadual de Ilhabela (PEIB) finalizou no último dia 14, as oficinas abertas ao público para a elaboração de seu Plano de Manejo. Ao longo de um ano, foram feitas 28 oficinas, sendo 15 com comunidades tradicionais residentes no interior do parque e 13 com a população de um modo geral. Ao todo, 397 pessoas emitiram opiniões e deram sua contribuição para o processo de elaboração do Plano, que traçará normas e recomendações de uso, além de diretrizes em forma de programas para o ordenamento do PEIB.
Durante as oficinas, a população elaborou propostas para as mais diversas áreas, como o Uso Público do Parque; Educação Ambiental; Proteção da Fauna e da Flora; zoneamento; Gestão; Comunicação e Marketing; Pesquisas Científicas; Interação Socioambiental e outros. Devido às contribuições, os participantes serão considerados como co-autores dos programas voltados para o uso sustentável do parque.
Segundo a gestora do Parque Estadual de Ilhabela, Carolina Bio Poletto, o processo participativo na elaboração do Plano de Manejo foi essencial para abranger os anseios e demandas de todos os segmentos. “Essas oficinas consolidam a importância da gestão compartilhada da Unidade de Conservação. Agradecemos a participação expressiva da população, que junto conosco, ajudou a pensar e planejar uma Ilhabela mais sustentável e ambientalmente equilibrada.”
Além das oficinas com a população, o Plano de Manejo está sendo elaborado a partir de um diagnóstico feito por consultores e pesquisadores, reuniões junto aos funcionários e reuniões com técnicos de diversas áreas. Na próxima reunião do Conselho Consultivo do PEIB, marcada para o próximo dia 21, será apresentado o plano concluído, que posteriormente será submetido à aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente.
O prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, esteve presente à última oficina, em que foi apresentado o resultado de todas as reuniões anteriores. Na ocasião, Colucci enfatizou a importância do Plano de Manejo e da participação das pessoas em sua elaboração. “Cerca de 80% do município está inserido em área do Parque Estadual, o que nos dá a chance de preservar ainda mais o nosso meio ambiente. Atualmente, o uso sustentável dos recursos naturais e serviços ambientais é essencial. Por isso, parabenizo a população que se interessou e contribuiu com o Plano de Manejo do nosso Parque Estadual.”
Por: Fundação Florestal
Fotografia: Fundação Florestal