Em fiscalização noturna realizada por funcionários do Parque Estadual Xixová-Japuí, no dia nove de novembro, foram recolhidas mais duas redes de pesca ilegalmente instaladas na área da Unidade de Conservação. Uma das redes continha uma tartaruga-verde morta. Esta é uma espécie que está na lista de animais ameaçados de extinção. Contribui para esse quadro as atividades pesqueiras, a poluição urbana e industrial.
O animal foi encaminhado para estudos aos técnicos do GREMAR, organização sem fins lucrativos que trabalha quase há dez anos na Baixada Santista com o Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos, e é uma das entidades parceira do Parque.
O Parque Estadual Xixová-Japuí abrange uma área marinha de 300 hectares, além de 600 hectares de terras nos municípios de Praia Grande e São Vicente.
A fiscalização marinha das áreas protegidas na Baixada Santista vem sendo realizada de forma integrada entre os Parques Estaduais Xixová-Japuí e Laje de Santos e a APA Marinha do Litoral Centro, em conjunto com a Polícia Ambiental, através do Plano de Policiamento e Fiscalização das Unidades de Conservação – Projeto PROMAR.
Por: Fundação Florestal
Fotografia: Divulgação FF