Por: Paulo Antunes
Um amplo cardápio de atividades foi elaborado para comemorar os treze anos de existência da APA – Área de Proteção Ambiental de Itupararanga, compreendida pelos municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim. São oficinas, exposições e atividades culturais que integram o evento que acontece no dia 16 de dezembro e tem entre seus objetivos envolver a comunidade residente na APA, com especial atenção para o público escolar da região, em atividades interativas, apresentações musicais e teatrais, oficinas de desenho e de educação ambiental, destinadas a apresentar os problemas observados na área.
O evento acontece no Complexo Urbanístico Zeca Padeiro, situado à Rua Boulevard Antônio Cesta, no centro da cidade de Votorantin.
A APA de Itupararanga foi criada pela Lei Estadual n° 10.100, em 1998 e alterada por outra lei, a n° 11.579, em 2003 com o objetivo de promover o uso sustentável e conservação ambiental do seu território. A área de abrangência da APA corresponde à área da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga, compreendida pelos municípios mencionados e totalizando 93.356,75 hectares.
Uma APA é uma categoria de unidade de conservação de uso sustentável que pode ser criada no âmbito federal, estadual ou municipal e estar localizada em terras públicas ou particulares. Esta área protegida tem como objetivo disciplinar o uso dos recursos naturais, compatibilizando as atividades econômicas, com a conservação, recuperação e sustentabilidade.
No caso da APA de Itupararanga, sua criação se fez necessária face às pressões que a região sofre principalmente pelo avanço dos loteamentos em áreas de grande fragilidade ambiental, uso agrícola intenso, mineração e outras atividades que comprometem a sustentabilidade dos recursos naturais.
Para saber mais sobre o evento acesse aqui.